Cultos  vão obedecer as recomendações sanitárias de prevenção ao Covid-19

O prefeito João Inácio Laufer, do município de Quatro Pontes, no Paraná, discutiu, na última quinta- feira (14), com o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde Covid-19 a reabertura de igrejas no município, seguindo as recomendações sanitárias de prevenção ao Covid-19. Em decisão unânime, a medida entrou em vigor nesta segunda-feira, 18.

Conforme a decisão, os responsáveis pelas igrejas deverão assinar o Termo de Responsabilidade dos Estabelecimentos Locais – Covid-19. É proibido o uso de bebedouros comunitários, copos descartáveis e distribuição de alimentos ou bebidas. Quanto ao uso de lixeiras, somente as com tampa e pedal poderão ser usadas.

De acordo com o decreto, não poderão comparecer às igrejas as pessoas que recentemente retornaram de viagem, dentro ou fora do país, crianças de até 12 anos, idosos e qualquer pessoa que esteja dentro do grupo de risco. As reuniões deverão ser fotografadas para identificação.

Os encontros religiosos terão duração máxima de uma hora e intervalo de duas horas para uma higienização do local e dos objetos tocados com frequência pelos membros. Será obrigatório o uso de máscaras durante as reuniões e o afastamento de ao menos dois metros entre os indivíduos. As igrejas deverão disponibilizar álcool 70% para as mãos na entrada e desinfetar o local com álcool líquido 70% ou água sanitária após as reuniões.

Segundo as recomendações, a capacidade total de membros no local deverá ser de 33%, com avisos sinalizando na entrada. Nas ocasiões de Santa Ceia, um responsável deverá higienizar as mão antes de tocar no pão e no vinho e entregar individualmente nas mãos dos fiéis. As medidas devem ser tomadas também no término das reuniões, deve-se impedir aglomerações e organizar a saída com a distância mínima de dois metros entre cada um.

Por Milena Scheid