Seria o motel um lugar inapropriado para um casal de crentes em Jesus frequentarem?

 

A intenção desta matéria é de lançar luz sobre um tema que talvez seja a dúvida de muitos irmãos que buscam viver a vida cristã com sinceridade de coração. Afinal de contas, o cristão salvo por Jesus pode frequentar um motel? Antes de tudo, vale afirmar que o motel não é o lugar mais espiritual de se estar, e que geralmente é frequentado por pessoas que procuram fazer sexo de forma secreta, ocultando até mesmo do cônjuge ou da família – o que denota uma prática obscura e que atrai certo preconceito por parte de pessoas mais religiosas.

Entretanto, sabe-se que nem todo aquele que vai a um motel necessariamente está incorrendo na prática da prostituição ou do adultério – é possível que casais casados usufruam deste ambiente. O ponto se encontra exatamente no ambiente. Seria o motel um lugar inapropriado para um casal de crentes em Jesus frequentarem? É importante afirmar que o sexo no casamento é plano e propósito de Deus para a humanidade, e que todo casal que buscou sua união no Senhor tem autorização para vivenciar essa experiência especialmente no leito familiar, mas também em leitos provisórios, como quando o casal está em viagem (por exemplo).

Talvez não seja o melhor caminho santificar lugares e sim corações. Se o casal está de acordo e vive maturidade em Deus, não haverá escândalo entre eles – lembrando que a intimidade conjugal não é algo que deve se encontrar sob o escrutínio público. O que se vive entre quatro paredes só interessa ao casal, e mais ninguém. É evidente, contudo, que se o casal pode viver sua experiência sexual em sua própria residência, que assim o faça. Porém, fica sempre a demanda de não colocar um peso religioso com base num gosto pessoal sobre pessoas que se veem livres em Jesus para viverem sua conjugalidade da maneira que entendem glorificá-lo.

O nome de Deus não é glorificado na prática do adultério, menos ainda na prática da prostituição, mas o nome de Deus é glorificado na relação sexual de cristãos casados e piedosos que se lançam na santa aventura de busca do próprio prazer no prazer do outro. Assuntos “tabu” são difíceis de tratar por serem pouco abordados, mas a grande questão é que se o casal não se sente à vontade para ir, que não vá; e caso o casal queira ir, que o faça com discrição e responsabilidade.




O teólogo e escritor Bruno dos Santos, em seu site, cita Cânticos, o livro mais erótico da Bíblia para explicar essa questão. “Vários textos bíblicos foram citados para crentes não usarem motéis. Em sua maioria, os textos são utilizados fora de contexto para criarem uma culpa legalista nas pessoas casadas que desejam ir a um motel. O fato é avaliar a motivação que leva a ir num motel e tudo se torna simples de se resolver”. O teólogo continua a explicação “Cantares ou Cânticos, é o livro mais erótico da Bíblia, e lá, o noivo se satisfaz com as carícias da noiva em um lugar paradisíaco, isto é, um lugar que favorece a relação sexual dos dois. Um ambiente erótico que ajuda o casal a desenvolver sua sexualidade de forma mais plena. Se o motel contribui para essa plenitude, então não tem nenhum mal” concluiu.

É importante mencionar dois textos da Escritura para fechar a reflexão deste artigo: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito conjugal sem mácula; porque Deus julgará os impuros e os adúlteros” (Hebreus 13.4). “Que o marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, de igual modo, a esposa, ao seu marido” (1 Coríntios 7.3).

Por Maycson Rodrigues e Milena Scheid
Foto: Pixabay