Listamos algumas orientações bíblicas e práticas, para que o novo convertido possa caminhar na fé de forma equilibrada e constante
Muitas pessoas entregam suas vidas a Jesus diariamente e, a maioria, não sabe por onde começar na caminha cristã. Com o objetivo de ajudar os novos convertidos, convidamos o pastor Ivonildo Teixeira para esclarecer o assunto. “A experiência de cada novo convertido precisa ser levada em consideração. E quando uma pessoa se converte, uma das primeiras coisas a fazer é buscar o batismo nas águas”, orienta.
O pastor Ivonildo explica que no processo de conversão, o novo crente também precisa ser discipulado por alguém maduro na fé. “Barnabé discipulou Saulo, que mais tarde se tornou o apóstolo Paulo. Paulo discipulou Timóteo e tantos outros”, ressaltou. “Também não podemos deixar de citar que a pessoa precisa frequentar uma igreja, para gozar de uma comunhão com os santos, ler e estudar a Bíblia, buscar uma vida de oração e ser um contribuinte na casa de Deus, como dizimista e ofertante”, orientou.
Nesta matéria, aproveitamos para reunir algumas orientações bíblicas e práticas, para que o novo convertido possa caminhar na fé de forma equilibrada e constante, na busca pela maturidade cristã:
1- Procure uma Igreja local bíblica e cristocêntrica
Quando Cristo te chamou para a comunhão com Ele, também te chamou para a comunhão com o seu Corpo, que é a Igreja. Logo, é muito importante que você se conecte a uma Igreja Local que creia nas doutrinas fundamentais do evangelho (salvação pela graça, encarnação de Deus, ressurreição dos mortos, inerrância bíblica etc.) e que administre os sacramentos evangélicos, que são o Batismo e a Santa Ceia do Senhor.
2- Evite debates teológicos infrutíferos
A tendência na caminhada cristã é você adquirir conhecimento bíblico. Fique atento para não permitir que o orgulho espiritual roube de seu coração a chama pela proclamação da verdade do evangelho. Não faça parte do grupo daqueles que buscam criar polêmicas na internet; seja submisso à autoridade eclesiástica e sirva a comunidade com os dons que o Espírito Santo lhe dará.
3- Seja ousado na evangelização
A conversão genuína promove um “primeiro amor” no coração do discípulo, de modo que ele passa a querer falar de Jesus a todos a sua volta. Não permita que esta “chama evangelística” se apague depressa. Mesmo não tendo um conhecimento teológico aprofundado, você já pode compartilhar a própria experiência de conversão. Se você entende que é um pecador salvo pela graça de Deus, você não apenas entendeu o evangelho, como está apto a levar o mesmo ao coração de outros que estão por perto. Deixe o Espírito Santo chamar outros à salvação através da sua vida!
4- Crie uma disciplina devocional
A Bíblia é o alimento do cristão e a oração traz o poder que o cristão precisa para viver e testemunhar de Cristo no mundo. Logo, não abra mão de regularmente ler e meditar na Palavra de Deus e de ter comunhão com Ele através da oração. O cristão que ora se enche de vida espiritual; o cristão que não ora está morrendo espiritualmente.
5- Sua casa é o seu primeiro campo missionário
Quando Jesus libertou o endemoninhado gadareno, não permitiu que ele o acompanhasse na missão por Israel. Sua ordem foi: “Vá para sua casa, para os teus… (Marcos 5.19)”. O primeiro fruto da conversão se dá no lar. O primeiro lugar onde as pessoas devem ver a transformação em seu coração é no ceio de sua família. Portanto, procure manifestar o caráter de Cristo em seus relacionamentos mais profundos. Cristo poderá ser ainda mais notado por aqueles que ainda não o conhecem.
E não se preocupe com qualquer rejeição familiar, pois muitas vezes o custo de seguir Jesus é exatamente sofrer perseguição entre aqueles que deveriam se alegrar com a decisão tão importante que você tomou em sua vida. Permaneça firme, porque Ele prometeu estar contigo “todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20). Você não está sozinho e nunca estará.
Notas sobre Ivonildo Teixeira:
Escritor e Conferencista na área de Finanças Bíblicas. Ivonildo Teixeira é casado com Mônica Teixeira. Pai de Samanta e Talita Teixeira. Pastor fundador da Igreja do Nazareno no ES.
Por Maycson Rodrigues
Imagem: Pixbay
Matéria necessária e urgente. Maravilhoso!
A preocupação da igreja em seguir no encalço do novo convertido, é a mais genuína prova de amor que ela pode demonstrar.
Assunto muito propício para estes últimos dias.
Excelentes recomendações, simples e fundamentalis para o novo convertido.