Embora o pastor e sua família tenham se tornado cidadãos americanos, ele optou por retornar à Ucrânia para estabelecer  igrejas.

 

Um pastor ucraniano americano que reside no leste da Ucrânia devastado pela guerra, foi libertado da detenção mais de uma semana depois que as forças russas o capturaram durante a invasão da Ucrânia. A esposa de Dmitry Bodyu, que teria sido sequestrado pelas forças russas de uma casa na cidade controlada pela Rússia de Melitopol em 19 de março, anunciou no Facebook que seu marido havia sido libertado. “Dmitry está em casa”, escreveu Helen Bodyu. “Ele está indo bem. Obrigado pela sua participação, pela sua preocupação, ajuda e carinho! Deus é bom!!! Louve o Senhor!”

A família do pastor havia dito anteriormente à mídia que as forças russas invadiram sua casa, confiscaram o passaporte americano de seu marido junto com seus telefones e outros dispositivos. Após o sequestro, o pastor não era ouvido há dias. De acordo com a NBC Dallas-Fort Worth , Bodyu emigrou para os Estados Unidos da União Soviética em 1990 junto com sua família. Ele se estabeleceu em Burleson, Texas, localizado perto de Dallas. O pastor Otis Gillaspie da Open Door Church em Burleson patrocinou Bodyu e sua família, permitindo que eles viessem para os EUA. Embora Bodyu e sua família tenham se tornado cidadãos americanos, ele optou por retornar à Ucrânia junto com sua esposa para estabelecer várias igrejas.