É necessário traçar sua própria rota. Errar, corrigir, sentir medo e superá-lo

 

Quem já participou de trilhas sabe que algumas são bem cansativas e cheias de dificuldades, mas no final, quando chega a hora da vista é muito recompensador. Se pensarmos que a nossa existência na terra é como uma trilha a ser percorrida, vamos perceber que o caminho não está marcado no mapa, que nós o construímos pouco a pouco, passo a passo, com as nossas decisões e ações.

O problema é que estamos tão acostumados que nos indiquem o caminho, que traçar um rumo particular pode nos deixar inseguros. Entretanto não permita que a sua experiência se transforme em algo passivo, estabelecido por outras pessoas. Caso contrário, você nunca conhecerá a liberdade de ser quem realmente é, nem os benefícios da peregrinação do seu verdadeiro eu.

À medida que desenha sua vida, seu trajeto vai se apagando, o passado fica para trás e você continua avançando como o barco que deixa seu rastro entre as ondas. Quando você percorre a trilha de outra pessoa, o rastro dela passa a ser o seu e você perde o próprio rastro. Por isso é necessário traçar sua própria rota. Errar, corrigir, sentir medo e superá-lo.

Peregrinar em direção a si mesmo significa enfrentar sozinho as próprias contradições. É provável que erremos o traçado. Que a trilha se bifurque ou se perca numa zona pantanosa. E isso muitas vezes pode assustar e paralisar. No entanto, se souber escutar a sua voz interior, encontrará novamente o seu caminho em meio a névoa.

O caminho da vida está cheio de mistérios, luzes e sombras. E algumas situações difíceis podem alterar o rumo da sua vida e provocar uma pausa em seu processo. O importante é não parar o motor. É preciso enfrentar as situações e se aprofundar nelas. Nos momentos de crise, somos capazes de ver possibilidades que antes nos pareciam invisíveis.

O maior mistério da vida pode ser descobrir quem você realmente é. Por isso, além de buscar o amor, o sucesso, a realização e o bem-estar, para que a sua experiência como ser humano seja completa você deve traçar o próprio caminho. Por mais que decisões equivocadas tenham trazido você até aqui e que seja impossível começar o percurso de novo, sempre existirá uma curva capaz de levá-lo de volta a trilha dos seus sonhos.

A Bíblia aborda muito sobre estrada, viagem, caminhada, direção. E tudo isso tem a ver com o destino. Eu sei que a sua trilha pode estar cansativa e com muitos obstáculos, mas haverá uma paisagem no final dela se o caminho que você escolher for o do bem, da justiça e do amor. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”, João 14.6.

Imagem de Hermann Traub por Pixabay