Os participantes do Movimento Vocare recebem orientação e motivação para o exercício de sua vocação. Alguns voluntários seguem para campos missionários na Ásia, África e Europa.
O Movimento Vocare é liderado pela AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras) e oferece orientação pessoal e conecta os jovens que buscam vocações com a missão de Deus por meio das oportunidades de serviço dadas pelas agências missionárias. Após o congresso, os participantes saem motivados com opções específicas para o exercício de sua vocação. Depois de participar do Movimento por algum tempo, alguns voluntários seguem para campos missionários transculturais na Ásia, África e Europa.
Analzira Nascimento, missionária do Conselho de Missões Batistas Brasileiras e uma das fundadoras do Movimento, conta que Vocare nasceu da necessidade de ajudar os jovens a encontrarem uma razão de estarem no mundo. “Vocare foi criado para estabelecer a comunicação com os jovens, uma nova linguagem e proposta que explora o sentido da vida e a razão de estarmos no mundo” conclui a missionária.
Oficialmente, o Vocare começou em novembro de 2012, em São Paulo e desde então não parou mais com os eventos. O congresso inclui quatro dias de muito trabalho e serviço aos participantes, que saem com uma perspectiva vocacional equilibrada, por meio de uma programação diversificada: plenárias, apresentações musicais, encontros de pequenos grupos, oficinas, experiências missionárias, conversas sobre vocação e conexão com a atualidade, oportunidades de serviço, entre outros.
Adriciane Portela de 23 anos, estudante de Direito em Blumenau, Santa Catarina, conta que ganhou uma bolsa de estudos e se encontrou vocacionalmente ao participar do congresso. “No evento eu conheci várias organizações missionárias que atuam no setor jurídico com refugiados. Fiquei muito impressionada e comecei a pesquisar sobre o acolhimento de refugiados no Brasil e o papel das organizações missionárias parceiras. Posteriormente recebi uma bolsa da National Association of Evangelical Lawyers. Continuo a estudar o fluxo de migração, direito internacional e direitos humanos. Tudo isso começou no Vocare” explicou a estudante.
Atualmente o Vocare tem mais de 100 voluntários, a maioria deles jovens que trabalham o ano todo para expandir a visão para igrejas, eventos e redes sociais. Além do evento nacional anual, o Movimento também oferece eventos regionais como o ‘Experiência Vocare’ e já ocorreu em todo o país nas regiões Norte (Belém, Pará), Centro-Oeste (Anápolis, Goiás) e, em breve, acontecerá no Nordeste (João Pessoa, Paraíba).
Mais informações sobre o Movimento Vocare: https://vocare.org.br/
Por Milena Scheid
Foto Vocare Instagram