Entenda como o cristão pode selecionar o que ele irá ouvir e a que irá assistir para não desagradar ao Senhor

Por Daniella Fernandes

A música está fortemente presente na vida do ser humano. Pode-se dizer que a vida é, muitas vezes, embalada por ritmos, canções e musicalidade. Em muitas ocasiões a música aparece como trilha sonora que embala o dia a dia das pessoas. Quem é que não gosta de ouvir uma boa música? Já foi comprovado que a música mexe com sentimentos e emoções humanas, mas será que os cristãos podem ouvir qualquer tipo de música? O pastor da Igreja Cristã Viver em Fé, Weslley da Costa, diz que todas as coisas são lícitas, mas nem todas é conveniente (1 Cor 6.12). “O critério é o que não convém àquele que teme a Deus. Se qualquer letra de música vai contra os princípios e valores de Deus e da Sua Palavra, certamente deve ser descartada. Como, por exemplo, músicas que exaltam a imoralidade sexual, violência, uso de drogas, paixões desenfreadas, relacionamentos que não condizem com a vontade de Deus, exaltação a satanás e a todo tipo de feitiçaria, ocultismo e misticismo. Dentro deste conceito, já teríamos de jogar muitas músicas no lixo e jamais permitir que nossos ouvidos tivessem acesso a elas”, afirma. O pastor acredita que, se o músico cristão observar esses critérios, não há problema de ele ouvir músicas seculares quando é preciso estudá-las ou até para ter outras referências culturais.

O Pastor Regente do Projeto Vida Nova de Irajá, Diego Campos, conta uma experiência pessoal quando estudou por 11 anos no conservatório de música clássica na Europa. “Algumas obras de piano eu tocava, outras eu optava por não tocar, pois o nome da obra não trazia paz ao meu coração. Me lembro de uma que o nome era “Marcha dos espíritos”. Mesmo sendo música clássica, eu selecionava o que eu iria escutar e interpretar. Por tanto, independentemente do estilo, acredito que devemos ter cuidado com o que ouvimos e interpretamos como músicos”, aconselha. O pastor também conta que algumas vezes, enquanto estudava música, pediu para mudar o repertório pelo fato de a música estar ferindo os princípios cristãos. “A minha voz e as minhas mãos são para adorar somente Jesus”, acrescenta.

O cristão também deve selecionar o que assiste
Não é só com a música que os cristãos devem ser seletivos, mas com todo entretenimento de forma geral, como filmes e novelas, por exemplo. O pastor Weslley explica que o cristão precisa ser criterioso para não entristecer o Espírito Santo e pecar contra o Senhor. “Entendo que existem determinados filmes que os cristãos jamais deveriam emprestar seus olhos para ver, como, por exemplo, aqueles que têm como proposta todo tipo de sensualidade ou imoralidade sexual, o culto à violência desenfreada e a clara intenção de focar a feitiçaria e o ocultismo. Filipenses 4.8 é uma das referências neste sentido: ‘Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai’”, pondera. De acordo com o pastor Diego, filmes de terror tiram a paz daqueles que assistem a eles, e filmes sensuais incitam ao pecado, porém ele acredita que é algo muito pessoal, pois o pastor afirma que quem está cheio do Espírito Santo de Deus tem um “termômetro espiritual”. “Quando a gente sente aquele desconforto, é que o Espírito Santo está nos avisando: ‘Não estou gostando disso que você está assistindo’”, explica.

A pastora e cantora do Projeto Vida Nova de Irajá, Tati Teixeira, diz que as novelas, de um modo geral, têm como temas principais mentiras, enganos, traições, adultério e muito mais coisas que não fazem parte da vida de quem busca a Deus. O pastor Weslley também afirma que os valores apregoados por quase todas as novelas brasileiras são mundanos e são esses valores mundanos e ensinamentos deformados que o cristão está levando para dentro da própria casa quando assiste a uma novela. Por isso, o pastor diz que não é conveniente que o cristão dedique o tempo em programações como essas.

Mas como o cristão pode buscar um entretenimento de qualidade sem prejudicar sua vida espiritual? “Tudo está baseado no real comprometimento com Deus e a sua Palavra. Aquele que busca a Deus, de todo o coração, em seu dia a dia e se volta continuamente para os valores da Palavra de Deus, torna-se um cristão sensível ao Espírito Santo e terá plenas condições de filtrar o bom do ruim. Desta forma, haverá o discernimento daquilo que não convém, não se embaraçando e não caindo em pecado”, ressalta o pastor Weslley. A pastora Tati explica que, quando a gente caminha com alguém, aprende e conhece os gostos dessa pessoa, onde ela gosta de caminhar e muito mais sobre ela. Por isso, a pastora aconselha: “Caminhe mais com Deus. Só assim você vai poder conhecer o que agrada ou não agrada o coração do nosso Pai Celestial”, finaliza.