Quando Samuel foi desmamado, Ana o trouxe ao santuário e o entregou a Eli como havia prometido ao Senhor

 

A grande maioria das pessoas, quando se vê diante das adversidades, tendem a colocar a sua fé em dúvida. Quando, na verdade, é hora de colocar sua fé em ação, pois Deus continua sendo o mesmo ontem e será assim para todo o sempre. Quando colocamos nossa fé em prática, crendo no Deus eterno; confiando que Ele pode nos ajudar, tornando-nos totalmente dependentes da Sua vontade e sendo obedientes a Sua Palavra, alcançaremos a vitória. A fé em Deus é um elemento primordial em nossa vida, ela faz com que o comportamento humano seja de paz e tranquilidade.

Veja o exemplo de Ana, a mulher estéril de Elcana, o efraimita. A segunda esposa de Elcana, Penina, que tinha gerado filhos a ele, zombava de Ana, porque Ana era estéril. Todos os anos, Elcana viajava até o santuário em Siló, onde os sacerdotes Eli e seus filhos Hofni e Finéias oficiavam o culto. Ali Elcana oferecia sacrifícios e intercedia por Ana, a qual ele amava profundamente. Naqueles dias, em especial, Penina provocou Ana ao ponto de ela chegar ao santuário aos prantos (1Sm 1.7 em diante).

Em uma dessas ocasiões, ela prometeu a Deus, que se Ele lhe desse um filho, ela o entregaria para servi-lo pelo resto de sua vida. Deus ouviu seu problema e, através do sacerdote Eli, a abençoou, e, quando ela voltou para casa, concebeu e teve um filho que chamou de Samuel. Assim como tinha prometido ao Senhor, quando Samuel foi desmamado, ela o trouxe ao santuário e o entregou a Eli, que o criou na casa de Deus como se fosse seu próprio filho. Samuel cresceu como um servo de Deus e Ana o visitava regularmente. Nos anos seguintes, ela deu mais três filhos e duas filhas a Elcana. Samuel tornou-se um dos maiores profetas; foi ele quem ungiu a Saul e a Davi como reis de Israel.

Este é o comportamento que Deus espera de nós. Quando Deus promete, é fiel para cumprir. Precisamos ir ao encontro de Jesus, sem jamais desanimar. Que tal, a partir de agora, apresentar todos os seus problemas a Ele e esperar o Seu agir? “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”, Hb11.6. Leia o livro: FÉ PARA VENCER A MORTE e surpreenda-se.



Por Dayse Bastos
Missionária e escritora. Autora do livro “Fé para vencer a morte”, lançado em 2022 pela PoD Editora.