Você está temendo a solidão? Ficar para “titio” ou “titia”? Como está o seu coração quando se trata do tema “relacionamentos afetivos”? Vamos buscar estabelecer uma reflexão com base na cosmovisão cristã, a que tem a Palavra de Deus como base e fundamento para podermos abordar um assunto tão atual e, em simultâneo, tão complexo para os cristãos solteiros.

A primeira coisa que temos de pensar é na glória de Deus em tudo o que fazemos. Logicamente as Escrituras não tratam de namoros via aplicativos ou redes sociais; contudo, sabemos que até mesmo o namoro é um construto sociocultural moderno, com particularidades bastante ligadas a um mundo mais influenciado por saberes psicossociais do que teológicos. O ser humano dos séculos XX e XXI distingue deveras do ser humano dos séculos anteriores.

Vemos na Bíblia que “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm (1 Coríntios 6.12a)”, ou seja, até podemos usar aplicativos e redes sociais, porém, isso não significa que o nome de Deus será glorificado nisso. Podemos estar procurando essas ferramentas de relacionamentos virtuais por motivos outros que não combinam com a devoção a Deus, e isso pode trazer consequências espirituais nada positivas.

A segunda coisa que precisamos observar é que aplicativos como o Tinder são um ambiente de engano e superficialidade. Pode ser que você vá atrás de um príncipe nesta rede e encontre literalmente um sapo. O que estamos querendo dizer é que as pessoas neste mundo simplesmente mentem e este lugar pode ser bastante favorável para perfis falsos, com intenções criminosas ou apenas por querer aparentar ser quem não se é. O problema é não haver um “detector de fake news” nestes aplicativos, e o caminho da volta pode ser mais cansativo que o da ida. Definitivamente, é algo a se pensar.

Podemos considerar outra variante: é o tempo de Deus na sua vida para você encontrar alguém? Quem te garante que este momento de solteirice não é um tratamento divino contigo? A Escritura diz que “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. (Jó 42.2)”, e foi justamente no fim do livro de Jó, quando ele compreendeu grande parte do desígnio de Deus em sua vida que passava por cada sofrimento que precisou lidar. Muitas vezes, olhamos a peça artesanal do lado avesso e achamos feio, mas no lado direito tem uma grande flor ou uma linda paisagem que o Artesão está construindo ao longo desse tempo. É infinitamente melhor confiar que Deus tem o melhor para você do que se afobar numa busca desenfreada por alguém sem ter a certeza de que este é o momento ideal para isso.

Ainda tratando deste ponto, a principal reflexão que um crente deve fazer, antes de pensar na pessoa que deseja se relacionar, é saber se você está pronto para se relacionar com essa pessoa. Antes de querer a melhor companhia, é importante verificar se você mesmo é uma boa companhia, porque só consegue os melhores relacionamentos aquela pessoa que já possui um bom relacionamento consigo mesmo e especialmente com Deus.

E aqui pretendemos encerrar esta reflexão. O seu relacionamento com o outro depende da qualidade do seu relacionamento com Deus. Ele jamais te permitirá conhecer alguém que será uma pedra de tropeço em sua caminhada espiritual. Novamente, digo: Deus sempre tem o melhor para nós. Perceba se você está de fato em comunhão com o Pai, se as coisas de Deus te apetece a alma, se há alegria em seu coração em fazer a vontade do Senhor, e somente a partir daí faz sentido você buscar uma pessoa para uma amizade que vire o casamento. Talvez a Igreja local seja o melhor lugar para você encontrar esta pessoa, muito melhor que Tinder e afins.

Dê “match” ao Espírito Santo que certamente Ele, no tempo certo, colocará um “crush” no seu caminho.