A Bíblia registra casos de pessoas fiéis a Deus que apresentaram sintomas de depressão

Por Danielle Crys

Quando uma pessoa quebra um braço, o raio-x mostra a fratura; se alguém sofre de diabetes, os exames de glicemia confirmam o diagnóstico. Diferente destas enfermidades, a depressão é silenciosa, não pode ser diagnosticada com um exame clínico. O enfermo parece estar bem fisicamente e as demais pessoas de seu convívio nem sempre entendem que a dor causada pela enfermidade é tão real quanto qualquer outra dor que se possa imaginar.

Infelizmente, no meio evangélico criou-se a ideia de que a depressão é apenas enfermidade de alma e que o crente não pode ficar deprimido, pois tal coisa demonstra falta de fé ou porque está levando uma vida de pecado. Crentes que tomam analgésicos quando estão com dor, hipertensos utilizam medicamentos de uso contínuo, diabéticos que dependem da insulina, míopes que necessitam de óculos, condenam pessoas que tomam remédios para combater a depressão.

Frases feitas como: “Crente não sofre de depressão”, “o seu psicólogo é Jesus”, “onde está sua fé?”, são comuns. Muitas vezes as palavras, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais o estado depressivo, pois não é raro que o enfermo não consiga identificar o porquê da tristeza e do desânimo que está tomando sua alma e termine ele também entrando em autocondenação e angústia.

Porém, a Bíblia tem casos de pessoas fiéis a Deus que passaram por grande tristeza, apresentando sintomas de depressão. Elias pediu a morte a Deus e mesmo depois de quarenta dias sendo sustentado por Ele, ainda estava para baixo quando falou com o Senhor no monte (1 Reis 19.3-4). Paulo, mesmo sendo um grande otimista, teve ocasiões em que ficou abatido com todo seu sofrimento (2 Coríntios 4.8-9).

É preciso ficar atento aos sinais que a doença apresenta no corpo. Tristeza profunda e constante; falta de energia e cansaço; alterações no humor como ansiedade, agitação e irritabilidade; apatia, mudança nos hábitos alimentares entre outros, são sintomas de depressão.

A depressão pode ser uma batalha grandiosa. Ela cobra um alto preço emocional e físico. Mas talvez uma das maiores dificuldades para quem sofre da doença seja a sensação de que ninguém mais no mundo possa realmente entender o que ela está passando. Por isso, é importante mostrar ao depressivo que ele não está sozinho, oferecer companhia, não fazer com que ele se sinta culpado por estar doente, incentivar que ele se trate e o ajude a recuperar o equilíbrio de sua vida mantendo suas atividades cotidianas. Estas são algumas coisas que familiares, amigos e cônjuges podem fazer para apoiar quem está passando pela depressão.

Os cristãos, devem utilizar a fé em Deus em todos as situações da vida e se fortalecerem com sua Palavra. (Salmo 50.15 – Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu me glorificarás.) Porém, existem certas situações que necessitam de ajuda médica e a depressão é uma delas. O tratamento envolve, além de apoio social, mudanças no estilo de vida, desenvolvimento de habilidades emocionais e ajuda profissional como terapeutas ou psiquiatras e dependendo da gravidade, medicamentos podem ser necessários.