Seria o motel um lugar inapropriado para um casal de crentes em Jesus frequentarem?
A intenção desta matéria é de lançar luz sobre um tema que talvez seja a dúvida de muitos irmãos que buscam viver a vida cristã com sinceridade de coração. Afinal de contas, o cristão salvo por Jesus pode frequentar um motel? Antes de tudo, vale afirmar que o motel não é o lugar mais espiritual de se estar, e que geralmente é frequentado por pessoas que procuram fazer sexo de forma secreta, ocultando até mesmo do cônjuge ou da família – o que denota uma prática obscura e que atrai certo preconceito por parte de pessoas mais religiosas.
Entretanto, sabe-se que nem todo aquele que vai a um motel necessariamente está incorrendo na prática da prostituição ou do adultério – é possível que casais casados usufruam deste ambiente. O ponto se encontra exatamente no ambiente. Seria o motel um lugar inapropriado para um casal de crentes em Jesus frequentarem? É importante afirmar que o sexo no casamento é plano e propósito de Deus para a humanidade, e que todo casal que buscou sua união no Senhor tem autorização para vivenciar essa experiência especialmente no leito familiar, mas também em leitos provisórios, como quando o casal está em viagem (por exemplo).
Talvez não seja o melhor caminho santificar lugares e sim corações. Se o casal está de acordo e vive maturidade em Deus, não haverá escândalo entre eles – lembrando que a intimidade conjugal não é algo que deve se encontrar sob o escrutínio público. O que se vive entre quatro paredes só interessa ao casal, e mais ninguém. É evidente, contudo, que se o casal pode viver sua experiência sexual em sua própria residência, que assim o faça. Porém, fica sempre a demanda de não colocar um peso religioso com base num gosto pessoal sobre pessoas que se veem livres em Jesus para viverem sua conjugalidade da maneira que entendem glorificá-lo.
O nome de Deus não é glorificado na prática do adultério, menos ainda na prática da prostituição, mas o nome de Deus é glorificado na relação sexual de cristãos casados e piedosos que se lançam na santa aventura de busca do próprio prazer no prazer do outro. Assuntos “tabu” são difíceis de tratar por serem pouco abordados, mas a grande questão é que se o casal não se sente à vontade para ir, que não vá; e caso o casal queira ir, que o faça com discrição e responsabilidade.
O teólogo e escritor Bruno dos Santos, em seu site, cita Cânticos, o livro mais erótico da Bíblia para explicar essa questão. “Vários textos bíblicos foram citados para crentes não usarem motéis. Em sua maioria, os textos são utilizados fora de contexto para criarem uma culpa legalista nas pessoas casadas que desejam ir a um motel. O fato é avaliar a motivação que leva a ir num motel e tudo se torna simples de se resolver”. O teólogo continua a explicação “Cantares ou Cânticos, é o livro mais erótico da Bíblia, e lá, o noivo se satisfaz com as carícias da noiva em um lugar paradisíaco, isto é, um lugar que favorece a relação sexual dos dois. Um ambiente erótico que ajuda o casal a desenvolver sua sexualidade de forma mais plena. Se o motel contribui para essa plenitude, então não tem nenhum mal” concluiu.
É importante mencionar dois textos da Escritura para fechar a reflexão deste artigo: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito conjugal sem mácula; porque Deus julgará os impuros e os adúlteros” (Hebreus 13.4). “Que o marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, de igual modo, a esposa, ao seu marido” (1 Coríntios 7.3).
Por Maycson Rodrigues e Milena Scheid
Foto: Pixabay
No meu ponto de vista, casal cristão jamais deveria entrar em um motel, o local não é apropriado uma vez sendo um local utilizado para pratica ilicita do sexo, existe lugares assim como o texto acima sitou, local paradisiaco “o noivo e a noiva” não qualquer um, o motel ocorre muito atos ilicitos, adultérios, orgias e muitas coisas que denigrem a imagem da família, no meu ver não me sinto confortavel em ir a um motel, se outros casais sentem e tem em mente que não é mal, que seja, mas a palavra de Deus é contrária a isso e portante prefiro ficar do lado de Deus e evitar males que possam prejudicar minha santificação em Jesus.
Verdade errado pra o Cristão
Concordo com vc
Meu amado irmão, se formos pensar assim, nao iriamos as praças de alimentação por exemplo, quantas pessoas não cometem ato de adultério la também, praças, shoppings etc. No cinema então? Várias pessoas inclusive eu me enquadro nisso quando no tempo da desebediencia a Deus, cometem atos no minimo libidinosos no “escurinho” então deveriamos viver em uma bolha. No meu ponto de vista se minha amada esposa concordar e eu também iremos dentro da licitude espiritual. Somos casados e nos respeitamos.
Fique com Deus.
Sem contar que querendo ou não, é um lugar pesado, e pode até trazer maldição no relacionamento por conta de traição. Fora que onde acontece o adultério, ou seja, na mesma cama .Fica uma coisa bizarra. Eu não concordo. São lugares de práticas errôneas diária, é diferente de você viajar e ter que dormir em uma cama que não seja sua ,porque é temporário. Agora este ambiente já estar caracterizado para práticas errôneas. Não precisa frequentar estes lugares.
Errado
Onde abundou o pecado, a graça superabundou!
Muitas irmãs em Cristo vivem uma vida de falso contentamento. Para agradarem ao maridos, a igreja e a sociedade, fingem estarem realizadas, quando na verdade, estão vivendo de aparências.
A vida sexual do cristão deve agradar primeiramente a Deus, mas também ao parceiro. Se é consensual e vai ser benéfico aos dois, não há pecado!
No meu humilde entendimento, não há lugares pecaminosos, há sim, atitudes pecaminosos, que são praticadas nos mais diversos lugares que nós cristãos frequentamos, a pessoa que senta ao nosso lado no ônibus pode estar indo trair o cônjuge e nem por isso questionamos se ônibus é lugar impróprio para cristãos.
O motel configura um tabu na mente de muitas pessoas e muitos procuram para adulterar e praticar diversas modalidades ilícitas aos olhos do Senhor, porém pode ser o único recurso para casais que, por exemplo, moram em casas pequenas e com filhos, não dispondo assim de privacidade para prática sexual sadia. Nesse cenário o que seria melhor, expor os filhos a situações constrangedoras, ouvindo a intimidade dos pais? Não praticar o sexo entre o casal? Ou recorrer ao uso maduro e santificado de um lugar fora do contexto do lar?
Acredito que se a decisão não fere a dignidade de ambos, ela é permitida.
Mas acima de tudo, quem não se sente confortável, não faça.
Marcio que comentário sensato obrigada por me ajudar a lhe da melhor com esse tabu…me identifiquei muito com seu comentário pois e o que acontece comigo também eu e meu eaposo perdemos a privacidade total depis dos filhos, não da pra fazer nada depois deles ,a única opção que nos restou foi ir ao motel pra não abandonar o casamento de vez, me sentia culpada mas até que enfim vi alguém que pensa como eu, obrigada
Concordo .plenamente sou cristão é uma vez por mês vou com minha esposa .e um.lugar que podemos relaxar .diferente de casa com as crianças eu não me sinto mal com isso ,agora o dia em que Deus me der uma condição Boa. Ai pago uma viagem para uns dias etc.Mais essa questão é particular de cada um pq é um tabu.quando se fala de mothel a primeira coisa que dizem é isso,lá vai patrao com secretaria,homossexual,E um lugar pesado etc.por conta disso que muitos casais cristãos não vai, E acabam insatisfeitos sexualme te é vivem de aparência. E o que penso.como disseram nos comentários. Numa praça de alimentação de um.shoping tb.erc.se formos radicalizar.