Os crentes devem se esforçar para que seus filhos sejam instruídos na verdade sobre Deus seja “assentado em casa” ou “andando pelo caminho” ou “ao deitar” ou “ao levantar”

 

O estágio mais importante da formação do caráter da pessoa é a infância, dependendo dos valores que serão ministrados nos primeiros anos de vida até a pré-adolescência, virão resultados positivos ou negativos que poderão ser permanentes na maioria dos casos. Considerando a realidade atual do mundo que é hiperconectada no universo virtual, fica ainda mais desafiador para os pais doutrinarem seus filhos numa vida devocional. Contudo, sabemos que a Escritura orienta os cristãos sobre a essencialidade deste tipo de demanda e aponta para a consequência direta no futuro do indivíduo que desde pequeno é ensinado sobre Deus e seu infinito amor.

“Quando os cristãos são omissos, não amam de uma forma que elas entendam. Quando não são compromissados com elas e com a Palavra, quando  as ignoram como igreja e as relegam ‘às salinhas’ para não atrapalhar os pais, quando não desenvolvem um trabalho focado e adaptado à linguagem, tornam-se responsáveis pelas consequências ruins que acabam acontecendo”, afirma a Raquel Almeida, integrante do Núcleo de Apoio Cristão da Igreja Monte Sião.

A Palavra de Deus em Deuteronômio 6:7 diz que não há um padrão a ser seguido quando o assunto é pedagogia bíblica infantil. Os crentes devem se organizar e se esforçar para que seus filhos sejam instruídos na verdade sobre Deus seja “assentado em casa” ou “andando pelo caminho” ou “ao deitar” ou “ao levantar”. Existe a demanda espiritual dos filhos a ser suprida e o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, é ajudador soberano que capacita por sua providência a servir as crianças com a Palavra viva de Cristo.

O pastor Doronézio Pedro de Andrade conta em site evangélico que todo cristão deve acolher as crianças e ajudá-las no relacionamento com Deus “As igrejas começaram a entender a grande necessidade de melhor acolher as crianças, dando mais atenção, espaços e recursos, interagindo mais profundamente com o seu mundo. As crianças são a igreja do hoje e, por conta dessa maravilhosa realidade, devem ser ajudadas na sua vida espiritual e no seu relacionamento com Deus”.

Ele completa dizendo que ensinar o amor das crianças pela igreja, também trará os pais para ela. “Deus, na Sua infinita sabedoria, tem abençoado as crianças, levando-as a entender a sua importância na vida da igreja. Pais que amam os seus filhos, percebendo o amor que eles têm pela igreja, na interação e na efetiva participação, desejarão estar mais presentes no dia a dia da comunidade cristã”.

Abaixo, citaremos três dicas para te auxiliar no processo. Lembrando que a adaptação à própria realidade é algo que deve ser considerada de imediato por você, caro leitor:

1-      Procure um tempo que realmente seja produtivo e dê total atenção aos seus filhos
É muito importante que você ponha em sua agenda o horário que será dedicado ao ensino da Palavra de Deus aos seus filhos. E este horário não pode ser negligenciado. Busque estar 100% ali, e fique atento a cada reação do seu filho – pois ele mesmo pode te surpreender com perguntas ou até considerações sobre o que está ouvindo acerca de Cristo e de Deus.

Não busque fazer no horário que te restou, pois você poderá estar cansado demais para se dedicar integralmente a este propósito, e isso poderá comprometer o andamento das coisas.

2-      Leia algo simples e faça uso de músicas que ajudem na memorização
Como escreveu o pastor Jared Kennedy, crianças de dois a três anos de idade têm um período de atenção de dois a três minutos. Seu vocabulário é limitado de 200 a 1.500 palavras. Como um pai cuidadoso cortando a comida de seus filhos em pedaços mastigáveis, é fundamental manter a sua rotina breve e compreensível.

3-      Converse com Deus
Palavras impressionam, mas é o exemplo que influencia. Ore a Deus na presença de seus filhos. Ajude-os a exercitar a fé desde o primeiro momento de suas vidas. Deixe que eles vejam em você a importância de consagrar a vida e tudo o mais ao Senhor, pois isto os conduzirá naturalmente ao lugar secreto da oração – eles descobrirão por si só com o tempo.

Os pais que oram em casa se tornam verdadeiros discipuladores de seus filhos, para que eles desejem amar a Cristo acima de tudo e de todos.

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22.6)

Por Maycson Rodrigues e Milena Scheid
Foto Pixabay