Maias, egípcios, celtas, cientistas e religiosos das mais diferentes crenças dizem que o mundo como o conhecemos pode estar com os dias contados

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br

No decorrer deste ano de 2012, cientistas, religiosos e místicos do mundo inteiro correram atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como seria o fim dos tempos. Em diversas culturas ancestrais o ano de 2012 é marcado nos calendários como o ‘Armagedom’, o ‘apocalipse’, o ‘fim do mundo’, ‘o juízo final’, ‘o fim de um ciclo’ e, nos mais otimistas, ‘o ano em que esta era terminará e outra, melhor, será iniciada’. Maias, Egípcios, Celtas, Hopis, Nostradamus e diversos profetas, Chineses e Budistas, WebBots, Cientistas e Religiosos das mais diferentes crenças dizem que o mundo como o conhecemos pode estar com os dias contados, já que as previsões apontam para dezembro deste ano.

A profecia do calendário maia, atualmente a mais famosa, anuncia o fim do mundo para o dia 21/12/2012. O pior de tudo é que tem crente acreditando nisso e refazendo os cálculos apocalípticos de sempre (e que aliás, sempre estão errados) numa tentativa vã de conciliar a data do apocalipse cristão com a data da profecia maia. Mas será que a Bíblia não é suficiente, é preciso apelar para as profecias pagãs? Para esclarecer o assunto, o JRE convidou o Pastor João Azeredo, presidente da Igreja Assembleia de Deus do Impossível, em Campo Grande. Na entrevista ele fala sobre os sinais do arrebatamento, o colapso da grande tribulação, e a atitude da igreja diante de todos esses acontecimentos. Leia na íntegra.

JRE: Qual a sua opinião quanto ao fim do mundo em dezembro deste ano?
Pr. João Azeredo: Eu não acredito que o mundo vá acabar no dia 12, nem no dia 21 de dezembro, eu creio que a qualquer momento a Igreja de Cristo será arrebatada, ou seja, levada por Jesus. É isso que a Bíblia Sagrada diz, e ela é a verdade única e infalível que nós temos, a nossa bússola. É claro que quando o arrebatamento acontecer, o mundo vai entrar em colapso, porque vão existir poderes do mal predominando sobre a face da terra, é onde entra o período da grande tribulação. Mas não há motivo algum para cogitar essa hipótese, afinal, outras datas já foram anunciadas e o mundo não acabou.

JRE: Quais são os sinais desse arrebatamento?
Pr. João Azeredo:
Foi profetizado por Jesus, que no final dos tempos aconteceriam essas catástrofes que nós estamos vendo hoje. A intensificação das guerras, a proliferação de novas doenças, da impunidade, a falta de amor, tudo isso são sinais da vinda de Cristo. Todas essas tragédias representam o princípio de dores anunciado por Jesus, mas não é o fim. O fim que nós entendemos é a concretização de toda a verdade de Deus que vai se cumprir, dentro do tempo determinado por Ele.

JRE: E ninguém pode calcular o dia da volta de Cristo?
Pr. João Azeredo:
Não. Somente Deus sabe o dia em que Jesus vai voltar. A volta de Cristo é um fato relacionado à soberania de Deus, aos propósitos de Deus, ao tempo de Deus, a vontade de Deus. Cabe a nós, que cremos na verdade absoluta, continuar mantendo a nossa fé, porque a nossa expectativa é sermos arrebatados. Não sabemos o dia e nem a hora, mas devemos estar prontos.

O que o livro de Apocalipse fala sobre isso?
O livro de Apocalipse não foi escrito cronologicamente, nele estão contidas evidências anteriores, textos e contextos registrados nos livros de Daniel, Zacarias, Jeremias, Isaías, Mateus… de fatos que já aconteceram, estão acontecendo, e que vão acontecer. É um livro complexo, nele existem muitas metáforas, muita linguagem de figura. Nossa igreja está a seis meses estudando sobre o livro de Apocalipse, já falamos sobre o arrebatamento, a primeira fase da grande tribulação, agora vamos finalizar a segunda fase da grande tribulação, para entrar na primeira fase do milênio. Mas seis meses ainda é pouco.

Nos dias atuais, o estudo do livro de Apocalipse é essencial para a igreja?
Sem dúvida. É justamente a falta desse estudo nas igrejas que tem feito com que muitos crentes acreditem no fim do mundo. Tudo isso é uma armadilha de satanás, para que as pessoas não tenham a fé única e exclusiva no Salvador Jesus Cristo. Tem muitas igrejas evangélicas cheias de falsos ensinadores, muitos líderes evangélicos que são instrumentos de satanás para não deixar as pessoas chegarem a um nível espiritual elevado, e até perderem a salvação no dia do arrebatamento. Em Apocalipse 3.15 e 16, Jesus diz: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”. E porque existem pessoas mornas dentro da igreja? Elas estão mornas, porque estão indecisas, tem o conhecimento mas não praticam, são pessoas que vivem de aparência.

Então existem igrejas que não estão preparando o povo para o arrebatamento?
Sim. Existem igrejas que não estão preparando o povo para o arrebatamento, mas para a grande tribulação.  Às vezes os obreiros indicam pregadores dizendo que são uma benção, mas antes de convidá-lo, eu quero saber quem é o pastor dele, quantas vezes por semana ele frequenta a igreja dele, quero conhecer a esposa dele, a família dele, e só depois que eu tiver todas essas informações, ele vem pregar na minha igreja. Para mim não basta saber que ele é um grande pregador e que faz a igreja virar de cabeça para baixo, para mim isso não quer dizer nada. Eu posso estar trazendo para cima do altar da igreja um promiscuo, um adúltero, um mercenário, um ladrão, um escarnecedor e isso é o que mais tem dentro dessas igrejas mornas. Os líderes de igrejas mornas já perderam o relacionamento com Deus há muito tempo, então para eles não tem problema nenhum levar para o púlpito, um cantor ou pregador adúltero. Esses líderes querem o artista lá para atrair multidões, porque as massas estão atrás disso, não estão atrás de mudança interior, de regeneração, transformação, e satanás está por trás de tudo isso. É ele quem comanda esse sistema espiritual do mal.

Isso significa que esses líderes mornos conhecem a verdade, mas não vivem a verdade?
Estamos vivendo hoje o cumprimento do que está escrito no livro de Mateus, que nos últimos dias surgiriam falsos pregadores, falsos mestres, e esses homens chamariam a atenção das pessoas com milagres, prodígios, sinais e maravilhas. Eles usam o nome que é acima de todos os nomes, que é o nome de Jesus, eles usam a evidência da Palavra, que está acima de qualquer palavra, que é a Palavra de Deus. Deus não pode negar-se a si mesmo, então a partir do momento em que um líder desse usa o poder da Palavra para profetizar que a pessoa vai ser abençoada, o poder do nome de Jesus vai entrar em ação, junto com a fé da pessoa, e ela será abençoada. Mas em Mateus 7: 21-23 diz: “ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. É por isso que nós precisamos acreditar nas evidencias de Deus, e não deixar que sejamos envolvidos emocionalmente, psicologicamente, principalmente pelas mentiras do diabo. Lamentavelmente muitas dessas igrejas não falam a verdade por conveniência, para manter a igreja lotada. Mas como será que está a vida desses membros? Será que essas pessoas tem expectativas do céu? Será que essas pessoas estão aguardando Jesus? As pessoas estão buscando coisas que tragam conforto, palpável, mas não estão buscando o reino que lhe traga conforto eterno. Precisamos estar atentos a todas essas evidências, porque verdadeiramente Jesus esta voltando!