Pr. Alex Gonçalves fala sobre o comportamento do homem cristão 

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br

Este mês o JRE entrevistou um dos pregadores mais requisitados atualmente pelas igrejas do Rio de Janeiro, o pastor Alex Gonçalves. Ele é casado, pai, escritor, dirige a Igreja Assembleia de Deus em Japeri- RJ e ainda é parlamentar na Câmara Municipal de Japeri. Na entrevista ele fala sobre o comportamento do homem cristão, sobre a importância em dedicar tempo com a família e ainda dá dicas de como ser um homem vitorioso em todas as áreas da vida. Confira.

JRE: A psicologia diz que a mulher amadurece primeiro que o homem. O senhor acha que é assim também na vida cristã?
Pr. Alex Gonçalves: A mulher quase sempre é mais centrada que o homem. O homem na maioria das vezes é mais compulsivo. E a gente vai entender isso quando percebe na Bíblia que depois de criar tudo, Deus viu que tudo era bom. Mas depois de criar o homem, Ele viu que não era bom que ele estivesse sozinho (risos). Deus criou a mulher com esse papel de equilibrar as coisas, de ser uma auxiliadora, uma adjutora, que tem bons conselhos; esse é o papel dela no mundo espiritual.

JRE: O que pode desviar um homem dos caminhos de Deus?
Pr. Alex Gonçalves: O diabo tem muitas ferramentas; o sexo oposto, o amor ao dinheiro. O diabo vem sempre pelo mesmo caminho, ele conhece as fragilidades do homem depois da queda. Mas eu penso que a própria altivez do homem pode ser um grande instrumento de queda. Quando o homem acha que é ele quem faz alguma coisa, ele é vencido por ele mesmo, para depois ser vencido pelas coisas que estão o rodeando.

JRE: Como o homem de Deus deve dividir o seu tempo entre a família, o trabalho e a igreja?
Pr. Alex Gonçalves: Sem pensar eu digo que a família é prioridade. Primeiro vem Deus, depois a família e depois a igreja. É preciso separar um tempo para estar com a família, e saber que aquele tempo não é de agenda, não é de amigos, não é de trabalho, não é do celular, não é da televisão. Porque não é só o tempo que você arruma, é a qualidade do tempo. Não adianta nada você decidir ficar em casa para estar com a família e acabar trabalhando ou entretido com outras coisas. Principalmente os homens que vivem num ativismo fora do comum e que sempre tem alguma coisa para fazer. Então a gente precisa criar esse tempo exclusivo e de qualidade para a nossa família. Se a sua casa estiver bem, todo o resto estará.

JRE: O que o senhor destaca como maior conquista na sua trajetória com Deus?
Minha caminhada cristã é curta; tem apenas 16 anos que eu sou pastor. Mas sem dúvida as nossas maiores conquistas com Deus são espirituais, porque o que é material o trabalho conquista. Em cada fase da vida a gente aprende uma lição com Deus, a cada ano amadurecemos um pouco mais com as lutas e desafios do nosso dia a dia.

Que dicas o senhor deixa para o homem que ainda não descobriu o chamado de Deus para a vida dele?
Tem algo que sempre falou muito forte dentro de mim: Deus fez cada pessoa com um propósito. Ninguém existe sem propósito, Deus não perde tempo fazendo qualquer coisa. Se o homem buscar a Deus ele vai descobrir esse propósito que está dentro dele, porque o propósito fala dentro de nós. Quando você foi chamado para fazer algo, esse algo fala dentro de você. E uma vez que você não vive esse chamado existirá um vazio dentro de você. O homem só é feliz quando ele descobre o propósito e exerce esse chamado. Então é uma busca constante, é um descobrimento, é ter a sensibilidade para perceber o que te faz feliz quando você faz: aí está o seu propósito.

O que faz um homem de Deus vitorioso em todas as áreas da sua vida?
Eu vou usar um versículo para responder: Mateus 6.33 “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Buscar a Deus em primeiro lugar é o segredo para ser um homem vitorioso.