Acumulação compulsiva é caracterizada pelo recolhimento excessivo e a incapacidade para descartar coisas

 

A palavra de Deus diz que devemos acumular tesouros no céu, mas muitos estão esquecendo os ensinamentos de Deus e acabam acumulando problemas, mágoas, as preocupações deste mundo. Todos nós temos problemas, passamos por alguma dificuldade em uma fase da vida. Hoje vou falar sobre pessoas que acumulam problemas. Passam anos e os problemas continuam os mesmos, sempre tem algo de trágico acontecendo, sempre tem algo a reclamar da vida, uma mágoa antiga que não consegue perdoar.

Será que você tem tomado posse do problema alheio? Existem pessoas que ficam sabendo da dificuldade do outro e começam a sentir as dores, o sofrimento e até se sentindo doente como a pessoa. Por que tantas vezes você carrega um fardo que não é seu? Entenda que os problemas dos seus filhos, parentes e amigos não são seus.  Será que você não se colocou na posição de super-herói e tenta, a qualquer custo, resolver o problema dos outros?

Qual é a sua reação quando escuta uma má notícia? Existem pessoas que quando escutam uma fatalidade guardam aquilo na mente e acreditam plenamente que isso pode acontecer na sua vida. E sofrem antecipadamente, se previne exageradamente, deixando de fazer suas coisas do cotidiano e algumas desenvolvem até o pânico.

Quando foi a última vez que você perdoou alguém? Você perdoa todos os dias, a qualquer circunstância e a qualquer um? Você se perdoou ou carrega a culpa até hoje? Problemas, preocupações e mágoas são lixo para a nossa alma. São como objetos quebrados, que precisamos nos desfazer ou consertar. Se você puder, pare agora e faça uma listagem de todos os problemas e preocupações que ocupam a sua vida hoje. É muito grave acumular estes sentimentos, a alma de uma pessoa que acumula esses “lixos” da vida fica como na foto acima.



O que é um acumulador compulsivo?

No site da psiqweb, a descrição é assim: “Acumulação compulsiva é um transtorno emocional com fortíssima repercussão comportamental e cognitiva caracterizado por recolhimento excessivo e incapacidade para descartar coisas, geralmente sem utilidade. O comportamento de acumulação compulsiva geralmente causa, para a pessoa que sofre da doença e para membros da família, prejuízo emocional, social, financeiro, físico e até mesmo legal”. O interessante é que o acumulador acha que é uma pessoa normal. Será que você sabe que está acumulando estes problemas?

Olhe a listagem que você fez com todos os seus problemas e questões. Desta listagem, quantos problemas são somente seus e de mais ninguém? Ex: Uma doença no seu corpo, uma dívida. Quantos problemas da sua listagem não são seus, mas são dos outros? Ex: uma doença em outra pessoa, uma necessidade financeira de alguém. Quantos destes problemas precisam de perdão? Quantos você já possui há mais de um ano? Quais você não consegue resolver ou acredita não ter solução? Quais eu posso colocar na mão de Deus?

Você consagra para Deus a sua família, suas finanças, seu trabalho, seu ministério, seus filhos, mas os seus problemas ficam com você. Estes, você não entrega para Deus? Por que você não consegue se libertar destes “entulhos”? Será que de certa forma eles trazem uma sensação de alívio? Algo vazio no seu coração é preenchido por esses “lixos”: se existe solidão, trazer o problema dos outros para você vai te dar a sensação de ter pessoas por perto. Você estaria interagindo de forma intensa. Só que, no final, o outro vai resolver o problema e você vai continuar com ele. Porque adoeceu, ou se endividou ou adquiriu um vício através da sua equivocada ajuda.

Se você não foi amado pelos seus pais quando era criança, pode lhe falta amor. Você não aprendeu o exercício de perdoar. Você preenche o coração com mágoas e rancores. Você não era reconhecido como alguém capaz. Então sente a necessidade de ser reconhecido pelos outros. Você tem que ser um super-herói perfeito. Encontra defeitos em tudo e em todos. Arruma problema onde não existe. Tenta diminuir os outros para que você se destaque. Inventa tarefas e situações para receber elogios.

Tem pessoas que acreditam que ninguém consegue fazer nada direito e perfeito como deveria. Então eu não consigo delegar tarefas. Eu acumulo tudo para mim. No trabalho, na minha casa, na igreja… Ou não sabe dizer não. Porque se disser não vai perder a amizade, vai deixar alguém triste. E você se esforça além das suas possibilidades, marca vários compromissos ao mesmo tempo e no final não consegue fazer nada direito.

Se lhe falta a presença de Deus tudo passa a ser um problema. Até as mínimas coisas, como dar uma topada no dedão do pé, pode ser um sinal de azar para você. Ou receber uma má notícia te faz acreditar que “tenho um “estigma” para coisas ruins… e por aí vai. Não existe nenhuma dependência e confiança em Deus. Eu não estou dizendo para você se tornar em uma pessoa egoísta. Continue ajudando, amando, mas em tudo coloque um limite.

Divida seus problemas com os outros e com Deus. Mas se o vazio for preenchido, os entulhos ficam sem espaço para entrar e serão lançados fora. Leia Mateus 6:19-21;31-34. Preencha o vazio com o Reino de Deus, com o Espírito Santo, com a Palavra de Deus. Deus precisa fazer morada em você. O Seu coração precisa ser uma casa habitável para Deus.

A coisa mais maravilhosa que Deus nos pede é: “entregue para mim os seus problemas” (I Pedro5.7). Precisamos deixar de ser acumuladores de problemas da terra para sermos acumuladores das coisas dos céus, tudo que o dinheiro não pode comprar pertence ao céu. O desafio é deixarmos de ser acumuladores para sermos restauradores, ou seja, recebemos o problema e o devolvemos restaurados, colocando todos nas mãos do Grande Carpinteiro: Jesus.

Se existem coisas quebradas, deixe o Carpinteiro consertar. Ele vai consertando os probleminhas, os problemões, as dores… tudo vai sendo arrumado e a casa vai ficando bonita e perfumada. Eu posso ajudar o meu próximo a resolver algum problema, mas não posso tomar posse dele. Os meus problemas também não são meus, mas são de Deus e estão nas mãos Dele. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5:17).

Se hoje fosse tirada uma foto no seu coração, da sua alma, como seria esta foto? Se você deseja se desfazer dos lixos e entulhos que estão acumulados em sua alma, pegue a sua listagem e em oração rasgue, amasse, triture este papel. E, enquanto você faz isso, vá declarando que nada disso pertence mais a você, mas agora está nas mãos de Deus.

Por Ester Carilho
Arquiteta, esposa de pastor, cantora, compositora, escreve para o blog de estudos bíblicos (Blog Dinamicas Palavras), tem canal no YouTube (Ester Carilho) com músicas e palavras motivacionais. Instagram e Fun Page @estercarrilhooficial.