Uma das maiores preocupações no seio evangélico é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas

 

Se há alguma preocupação legítima para um cristão é a preocupação em torno do tema pecado. Todo cristão necessariamente se preocupa em agradar a Deus. A demonstração de rebeldia e de incredulidade se dá quando a pessoa ignora a lei de Deus e vive para a própria satisfação.

E uma das maiores preocupações no seio evangélico é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Seria pecado beber vinho, por exemplo? Eu gostaria de estender a pergunta para outras bebidas alcoólicas. A grande questão é se realmente a pessoa está fazendo algo que é digno da fé que professa ou não.

O ponto principal é o entendimento de que Deus não é glorificado quando o ser humano promove o escândalo no coração do seu irmão, ou não tem controle sobre um produto que pode ser uma bebida alcoólica ou outro um alimento como o chocolate e o açúcar. Deve-se considerar também o contexto cultural, pois na Europa o consumo de bebida alcoólica, assim como no antigo Israel em relação ao vinho, é naturalizado e socialmente aceitável. O que a Bíblia sempre vai proibir é a embriaguez (Ef 5.18).

Em Romanos 14, temos uma advertência de Paulo para que não se faça nada que possa escandalizar o irmão na fé. Aplicando para contexto desta reflexão em relação ao consumo de vinho, se você bebe vinho, tem um absoluto controle deste consumo, mas publica na rede social fazendo com que um irmão seu, que não tem o mesmo entendimento e o mesmo controle sobre esse produto, venha a se escandalizar e se confundir sobre a possibilidade que ele possui ou não de ingerir essa bebida, o que a Bíblia vai mostrar é que essa conduta é pecaminosa por conta do efeito que causa no coração do irmão.

É preciso entender que todo cristão é um mordomo de Deus, e possui uma mensagem que é muito mais importante do que seus gostos e caprichos. Se uma tatuagem ou uma bebida alcoólica causa alguma dificuldade para que alguém ouça através da sua voz ao evangelho, é melhor se abster dessas coisas para que o máximo de pessoas possa ouvir a mensagem de Cristo Jesus e serem alcançadas para a salvação.

Nenhuma polêmica periférica pode ser mais importante do que a glória de Deus na salvação do que crê por meio da pregação e do testemunho daquele que se prontifica a carregar, em sua própria vida, a boa notícia de que há esperança para a vida eterna em Cristo Jesus. Mais importante do que saber se é pecado ou não beber vinho, é se perguntar: fazer isso vai trazer mais glória e honra ao nome de Jesus Cristo na comunidade ao qual pertenço e trará um bom testemunho do Seu nome ao incrédulo ou causará justamente o efeito contrário?

Que o amor pelo Reino de Deus, pela Igreja e pelos perdidos seja maior em cada coração do que o amor à sua própria vontade. E que tudo seja feito para a glória de Deus, buscando promover a justiça, a paz e a alegria do Espírito Santo (Rm 14.17)  no coração dos outros.