Se você aguarda um retorno, seja em que área for, precisa entender que é necessário investimento.

 

A palavra investimento é definida pelo dicionário como ato ou efeito de investir; aplicação de recursos, tempo, esforço a fim de se obter algo. No mercado financeiro, fazer um investimento é aplicar dinheiro para que ele produza rendimentos no futuro. Isso é possível por conta do efeito dos juros compostos sobre as aplicações financeiras, que faz com que o dinheiro se multiplique. O mecanismo é semelhante ao de uma dívida, que cresce com o passar do tempo. Em termos bem simples, estar endividado é dever dinheiro para o banco e investir é emprestar dinheiro para ele.

Vamos aproveitar o tema investimento para falar sobre as coisas da vida? Se você aguarda um retorno, seja em que área for, precisa entender que é necessário investimento. Quer ter um salário melhor? Invista na sua carreira. Quer melhorar o relacionamento? Invista no outro. Quer ser uma pessoa melhor, mais saudável, mais bonita? Invista em você. O quanto você investe para ter o retorno que deseja?

Há uma expectativa de rentabilidade específica para cada tipo de investimento, e, para cada retorno esperado, são descontados tarifas, custos e inflação. E, mesmo que o lucro não seja dos melhores, o que não se pode fazer é deixar de investir. Assim é em nossa vida, sempre queremos retornos vantajosos, mesmo quando investimos pouco. Existem, entretanto, as tarifas, os custos e a inflação. As tarifas da vida possuem percentuais altíssimos; para tudo que realizamos há tantos por cento a serem descontados.

O lucro pode ser anual, quando nossos rendimentos são obtidos após um ano inteiro de investimento. Existe ainda o rendimento semestral, cujos lucros virão em apenas seis meses. O melhor de todos, no entanto, são os lucros que se obtêm de um dia para o outro. Na vida, entretanto, os lucros não são mensurados assim: Não se pode demarcar um ano, seis meses, no dia seguinte. Na vida, o prazo não é delimitado, não se sabe quando o lucro virá, ou quanto seremos descontados. Por isso, invista alto, todos os dias: Muito amor aqui, muita compreensão ali; dedicação ilimitada à sua família e amigos; tudo isto requer empenho, determinação.

Não se esqueça de que é investindo que se tem retorno, assim como é dando que se recebe, como se pode inferir de Lucas, capítulo seis, versículo trinta e oito: “…boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no vosso regaço”, isto é, o lucro será muito bom, cujo conteúdo foi comprimido na embalagem para caber o máximo possível, liberado das impurezas, e chegará a nossas mãos com fartura.

Invista mais naquilo que você almeja receber: Se for amor, ame mais; se for atenção, observe mais; se for compreensão, invista mais, pois quando compreendemos o outro, significa que captamos suas necessidades, e assim se fará a nós, o retorno será abundante, e daquilo que investimos, receberemos muito mais, o lucro virá imenso, mesmo depois de serem retirados os custos, as tarifas, e a inflação que a vida cobra de nós.

Mas cuidado. A maioria das pessoas investe no lugar errado. Elas buscam tesouros imensos na terra com investimentos milionários, mas se esquecem de que a traça e a ferrugem destroem tais tesouros e os ladrões os furtam. Estas são palavras de Jesus, em Mateus 6.19, mas isto não significa que não se possa ter riquezas na terra; em Marcos 10, Jesus diz aos discípulos que o que não se pode é CONFIAR nelas. Ele diz que é no céu que devemos acumular riquezas, porque, lá, elas são incorruptíveis, e sua rentabilidade é altíssima, de lá receberemos cem vezes mais, e herdaremos a vida eterna (Mateus 19.29).

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br