Ser ingrato é não reconhecer o bem que recebe, nem os méritos da pessoa que o ajuda.

 

A ingratidão costuma ser muito dolorosa e causar profunda frustração em momentos de expressão da generosidade. E, pior do que ajudar e não receber agradecimento, é ajudar e receber indiferença e desprezo. Ser ingrato é ser alguém que não reconhece o bem que recebe, nem os méritos da pessoa que o ajuda. É uma pessoa que não demostra gratidão.

Dois tipos de situação geram incômodo com o sentimento de ingratidão. Uma é quando você faz alguma coisa pelo outro esperando uma recompensa, tal como atenção, reconhecimento; e outra é quando, mesmo sem criar expectativa nenhuma de retorno, você recebe desdém. Os dois cenários fogem da normalidade, que é receber e agradecer. A maioria aprende isso logo na primeira infância.

Alguns casos de ingratidão vão parar na Justiça. O artigo 555 do Código Civil prevê a revogação de uma doação por ingratidão, que teria de ser devolvida nos casos de ofensa física, calúnia, injúria grave e ainda homicídio doloso. Por exemplo: um pai viúvo tem dois filhos e doa bens a eles em vida. No caso de um dos filhos matar o pai, o outro filho, ou até mesmo o Ministério Público, pode pedir a revogação da doação.

Dos mais simples aos casos mais extremos, a melhor maneira de lidar com a ingratidão é entender que ela não diz respeito a você. A ingratidão não pode mudar quem você é, muito menos a ação generosa que você praticou. Infelizmente, algumas pessoas imaturas não evoluíram o suficiente para entender o poder da gratidão.

Na época de Moisés, o povo de Israel era ingrato e blasfemava contra Deus mesmo depois de experimentar tantas maravilhas que Ele havia feito por eles na trajetória do deserto até a terra prometida. “Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos” (Salmos 95.10).

Aproveite as experiências ruins para repensar suas expectativas com relação aos outros e jamais desista de ajudar outras pessoas; não é porque uma pessoa foi ingrata com você, que todas serão. Tem uma frase de Oliver Goldsmith que diz: “A ingratidão do mundo nunca pode nos privar da felicidade de termos agido com a humanidade que está presente dentro de nós”.

É triste, mas muitas pessoas vivem reclamando de tudo, olhando apenas para o que não possuem e se esquecendo de tudo o que já receberam de Deus. Se você tem saúde, agradeça. Se tem água para beber, comida na mesa, um lugar para dormir, agradeça. Agradeça a Deus por tudo. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”, (1 Tessalonicenses 5.18).

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br