É de conhecimento de todos, que o movimento Pentecostal tem sido ameaçado desde muito tempo atrás; muitas foram as ameaças antigas através de literaturas, heresias e outros tipos de manifestações que imediatamente foram percebidas como estranhas e antibíblicas, porém agora o movimento antipentecostalismo está com cara de Pentecostal e é aceito por muitos crentes, me refiro ao que chamamos reteté. Essa palavra tem origem nos cultos a deuses africanos, que começaram a ser praticados no Brasil por intermédio dos portugueses por ocasião do descobrimento, desde então esse tipo de movimentação corporal aliado a um estado de êxtase é amplamente visto no candomblé e suas ramificações.
Reteté se define como uma dança sem controle quando alguém está fora de si envolvido por uma entidade. Normalmente o movimento é prenúncio da manifestação verbal de tal entidade a qual fora invocada para determinar precederes de seus invocantes. Estrategicamente isso tem sido usado por espíritos malignos ludibriando crentes neófitos e sem conhecimento bíblico os arrastando para longe do verdadeiro pentecostalismo. A intenção do inimigo é impedir a manifestação verdadeira do Espírito Santo na vida do crente e afastar os que um dia tiveram.
Quero salientar aqui que sou nascido e criado na igreja pentecostal e aprendi a discernir os espíritos e afirmo sem medo de blasfemar, que esse movimento chamado reteté não provém de Deus. Como dispenseiro fiel tenho o responsabilidade de admoestar aos demais acerca desse agravo promovido por esse movimento que tem arruinado muitas vidas no meio pentecostal.
Deus vos abençoe!