O homem Pateta entra em contato com as crianças pelas redes sociais e envia mensagens de texto, áudio e vídeos ensinando técnicas de suicídio e automutilação
Autoridades policiais vêm alertando pais de crianças e adolescentes que usam a internet após um homem identificado como Jonathan Galindo criar um novo desafio perturbador. Vestido como o personagem da Disney, Pateta, o homem entra em contato com os menores por meio das redes sociais e os ameaça.
Segundo o Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina, o perfil surgiu três anos atrás no México, logo mais perfis falsos foram criados até chegarem no Brasil. Os suspeitos têm poucas postagens nos perfis e tentam ganhar a confiança dos pequenos para depois mandarem mensagens de texto, vídeos e áudios com intimidações. Há relatos de que algumas dessas mensagens contém técnicas de suicídio e automutilação.
A delegada Fernanda Lima aconselha pelo seu perfil no Instagram, que os pais monitorem o uso da internet pelos filhos: “Mesmo que seu filho seja adolescente, não é demais lembrar que você tem total responsabilidade pela garantia da integridade física e psicológica dele, portanto, monitore constantemente o que seu filho vê, lê, ouve, escreve ou assiste pela internet. Os criminosos sexuais usam diversas estratégias para se aproximar das crianças e dos jovens, e podem aproveitar essa brecha até mesmo para obter informações sobre a rotina da sua casa e marcar encontros às escondidas para praticar os abusos” explica a delegada.
Por Milena Scheid
Foto: Reprodução