Essas dicas te ajudarão a modificar o quadro problemático de seu cabelo, evitando as pontas quebradiças. Confira:
Beba muita água: quem bebe a quantidade de água suficiente diariamente é beneficiado em todos os sentidos no que diz respeito à saúde. Um dos benefícios é colhido pelo cabelo, que obtém a hidratação e os minerais necessários para mantê-lo saudável. Sem dúvida, esse será um diferencial para quem quer eliminar de uma vez as pontas duplas.
Não se esqueça do condicionador: ele tem de ser de boa qualidade e próprio para cabelos secos e danificados. Ao lavar o cabelo, nunca se esqueça de usá-lo. Tente não secar o cabelo com secador ou usar a prancha com frequência, pois o calor excessivo tira a hidratação dos fios e essa é uma das principais causas das pontas abertas.
Não se exceda no uso de shampoo: essa dica é principalmente para mulheres que tem o cabelo cumprido, que acreditam que quanto mais usam o shampoo mais eficaz é a limpeza de seu cabelo. Acreditem, isso não é verdade. É preciso aplicar shampoo o suficiente para higienizar o couro cabeludo. Também é importante limitar a lavagem semanal do cabelo para duas vezes, nada mais do que isso. Quando utilizamos shampoo em excesso, eliminamos as barreiras naturais que o corpo produz para proteger o cabelo, e isso também pode causar pontas duplas.
Proteja seu cabelo: quando for à praia ou à piscina, não deixe de usar um guarda-sol, um chapéu ou uma tela de proteção para o cabelo, da mesma forma que cuidamos de nossa pele e lábios, precisamos cuidar dos cabelos. O cloro, o sol, o sal marinho, a areia e o vento são inimigos públicos dos cabelos. Durante o inverno e para pessoas que vivem em cidades grandes também existem problemas, afinal, a contaminação ambiental por diversos agentes e inclusive a fumaça de um cigarro, são bons exemplos de substâncias que danificam os cabelos.
Não esfregue o cabelo: ao eliminar o excesso de água ou umidade depois do banho, não esfregue com força a toalha nos cabelos. Essa prática é um tanto quanto frequente e nada saudável para os cabelos. Também não abuse do secador ou da prancha, como dito anteriormente. Não penteie os cabelos quando estiverem secos, tente fazer isso depois do banho ou depois de umedecê-los um pouco para que não se quebrem cada vez mais.
Corte: se não restam mais alternativas e seu cabelo está realmente com as pontas muito maltratadas, cortar alguns centímetros será viável para manter a saúde do cabelo. Após isso, tudo o que se deve fazer é evitar que a fibra capilar continue abrindo.