O medicamento pode erradicar a doença dos pulmões em dias. Estudos foram feitos em laboratórios de Israel e Nova York.
Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém e do Centro Médico Mount Sinai, descobrem medicamentos que podem reduzir a capacidade de se reproduzir do COVID-19 e até mesmo erradicar em dias. Ya’acov Nahmias e Dr. Benjamin tenOever, da Universidade Hebraica, afirmam que um dos medicamentos é o Fenofibrate (Tricor), que já é aprovado pela Food and Drug Administration.
Os experimentos realizados em laboratórios de Israel e Nova York comprovam que oito medicamentos já aprovados pela FDA, como o Tricor fizeram as células queimar gordura, resultando no desaparecimento quase completo do vírus em cinco dias de tratamento.
Nahmias e Dr. Benjamin explicam que passaram três meses estudando o vírus e o que ele faz com as células pulmonares humanas. O estudo mostra que o novo coronavírus impede a queima rotineira de carboidratos, acumulando gordura no interior das células pulmonares e criando assim uma condição propícia para reprodução do vírus.
“Os vírus são parasitas, eles não podem se replicar. Eles não podem criar novos vírus. Eles precisam entrar em uma célula humana e depois seqüestrar a célula. Ao entender como o SARS-CoV-2 controla nosso metabolismo, podemos recuperar o controle do vírus e privá-lo dos recursos necessários para sobreviver”, afirma Nahmias. Isso explica por que os pacientes com sangue alto os níveis de açúcar e colesterol geralmente correm um risco alto de desenvolver COVID-19.
A equipe espera avançar para os estudos clínicos em Israel e nos EUA nas próximas semanas, já que a droga já avançou para os estudos em animais e é comprovadamente segura. O trabalho está sendo financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa, Nikoh Foundation e Sam e Rina Frankel Foundation.
Por Milena Scheid
Foto Daniel Hanoch