Cantor Jairo Bonfim conta experiências pessoais e fala sobre rotina diária

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br

O JRE aproveitou a passagem do cantor Jairo Bonfim pelo evento Conectart promovido pela Igreja Assembleia de Deus em Jardim Palmares e entrevistou um dos maiores nomes da música gospel da atualidade. Durante o evento realizado no dia 21 de março e dirigido pelo diácono Bruno Fernandes, Jairo Bonfim adorou a Deus com vários sucessos como Mestre, Filho Volta, e Vem Com Teu Fogo emocionando a igreja presidida pelo pastor Marcos Tadeu. O pregador da noite de adoração foi o Pastor Wando Nascimento da Igreja Assembleia de Deus em Areia Branca. Confira a entrevista na íntegra.

JRE: São quantos anos de ministério Jairo?
Jairo Bonfim: No solo são oito anos. Nasci em berço evangélico, por volta dos quatro anos eu já dava as minhas primeiras notas. Foi quando a minha mãe detectou minha vocação. No entanto, eu tinha uma rouquidão que embaraçava minha voz, fiz uma cirurgia ainda aos quatro anos e depois não parei mais de cantar. Comecei cantando com as minhas irmãs, depois fui chamado para ser vocal de apoio, e nisso trabalhei com quase todos os cantores da música gospel: Fernanda Brum, Aline Barros, Kleber Lucas, Ana Paula Valadão, Cassiane, Fernandinho, entre outros.

JRE: E quanto tempo você ficou como Back Vocal?
Jairo Bonfim: Foram uns quinze anos trabalhando com muitos cantores e sempre estive envolvido em trabalhos como CD´s e DVD´s. Até que eu e minhas irmãs decidimos montar o grupo Vocalize. Gravamos um CD, mas depois disso todos casaram e cada um foi para o seu lado. Nessa época eu estive fora do meio evangélico, porque recebi um convite para trabalhar com Fábio Junior. Trabalhei por quatro anos ao lado dele. Quando voltei a cantar no reino de Deus, Ele começou a fazer algo grande no meu ministério. Hoje eu desfruto de muitos testemunhos através das minhas canções, eu nunca poderia imaginar o quanto as minhas canções tocam e mudam vidas para a Glória de Jesus. Deus fala conosco de várias maneiras e me sinto um servo cumprindo com o meu chamado para o povoamento do reino dos céus.

JRE: Qual foi a experiência mais marcante?
Jairo Bonfim: Foi o caso da Rafaela, uma jovem que ficou paralítica após operar um tumor no cérebro. Um dia ela estava em casa ouvindo a canção “Mestre” e recebeu a cura para a Glória de Deus. Quando fui para o Fábio Junior, meu pai- que é um pastor muito tradicional da Assembleia de Deus- não ficou satisfeito, ele ficava atrás de mim. No início ainda fiquei, tentava e tentava, até que me afastei de vez da igreja. Meu pai, não parava de ficar atrás de mim. Querendo o tempo todo falar comigo e eu o evitava. Até que um dia, ele conseguiu falar comigo, mas na ocasião eu disse a ele: pai, obrigado por tudo que o senhor fez por mim até hoje, a partir de agora, deixa comigo. Nota quantas coisas poderiam realmente ter acontecido comigo? Afinal, eu estava debaixo de desobediência, e um abismo convida outro.  Um dia, um jovem me parou e proferiu: rapaz, seu pai é homem de Deus. Porque você não usufrui dos conhecimentos que ele tem. Eu tinha um relacionamento superficial com ele, perdi o convívio e não respeitava mais a hierarquia. Um dia marquei um almoço para o meu pai. Conversamos por horas, aproveitei a oportunidade para pedir perdão pelas atitudes que tomei. Então eu declarei o quanto estava arrependido por estar longe do convívio por mais de quatro anos. Foi quando ele se levantou e orando declarou: eu dispenso sobre a sua vida todos os planos de Deus para o seu futuro em nome de Jesus. Milagrosamente, três dias depois começaram acontecer coisas verdadeiramente grandes na minha vida. Olha… até dinheiro apareceu na minha conta e até hoje eu não sei quem depositou. Recebi uma ligação da MK MUSIC para assinar um contrato. Tudo isso, três dias após meu pai liberar as benções de Deus sobre a minha vida. Quando eu conto para ele, todo empolgado, ele fala assim: eu não declarei à benção sobre a sua vida, então… vai lá e cumpra com o seu chamado! Para a glória de Deus, acredito que no próximo mês teremos o lançamento de mais um trabalho.

Fala um pouquinho sobre esse novo CD?
Estou fazendo esse CD com um carinho muito grande, está quase certo em chamar-se Confiança. Ainda é preciso o aval da gravadora, mas o REGIONAL está sendo o primeiro a saber sobre esse novo lançamento. Estou muito feliz, a gravadora é a MK MUSIC. Tem uma participação do ‘Coral Resgate’, das minhas irmãs, afinal elas nunca participaram de um CD solo meu. Anderson Freire também me prestigiou em uma das canções, então estou muito feliz com esse CD.

Todas as composições do novo CD são suas?
Não, tem Anderson Freire, Josiel Bastos, Pastor Lucas, e claro eu também componho algumas canções. Eu comecei a compor bem cedo, sempre arranhando com um violão. Uma das minhas primeiras composições e alguns cantores já até gravaram é aquela que diz assim: a porta que Deus abre ninguém fecha, a porta que Deus fecha ninguém abre. Essa foi com certeza umas das primeiras. Foi um período que pensei que todas as portas estavam fechadas para mim e eu tive que entender quando Deus abre uma porta, não existe a necessidade de colocar a mão na maçaneta para abrir, pois a porta já está aberta. Muitos metem o pé na porta e dizem que foi Deus quem abriu. No final, nós vemos quando foi Deus que abriu ou quando foi o homem.

Como é o dia a dia do Jairo?
Bom… eu Jogo futebol, pratico jiu-jítsu com meu filho e pego firme na academia. Meu dia a dia é música. Quando estou em casa, vou para o quarto de música e ensaio durante horas. Um dia desse eu estava no elevador, e uma senhora me parou e disse: você que mora no segundo andar? Respondi que sim. E ela disse: é você que canta, toca violão? respondi que sim, ela disse: uma vez, você fez eu me atrasar. Eu estava com um compromisso e você começou a cantar… eu voltei e fiquei esperando até a música acabar. Eu atrasei o meu compromisso só para ouvir você cantar. Comecei rir de felicidade. Esse é o meu chamado, essa é a minha história. Deus me levantou e hoje estou aqui para a glória Dele.