Quando penso em algo diferente, meu pensamento me leva para música do grande poeta brasileiro (Gonzaguinha). “Buscar um mundo novo, vida nova E ver, se dessa vez, faço um final feliz Deixar de lado Aquelas velhas estórias O verso usado O canto antigo”.

Quando pensamos em mudar algo em nossa vida, muitas perguntas vêm em nossa mente. As primeiras são sempre as pessimistas. O pessimismo é o pilar do medo. Todos têm a oportunidade de mudar. Então mude. Não tenha medo de tentar. O cair faz parte da vida humana. Ficar prestado é o principio dos fracos.

Iniciar uma mudança de vida e de carreira nunca é fácil, especialmente quando já temos alguns anos de estrada na profissão atual, filhos para sustentar, contas para pagar. Só que se você pensar bem, o futuro de seus filhos, seu sustento e mesmo sua satisfação profissional podem depender dessa decisão. Além do mais, o processo de mudança de carreira não precisa ser tão difícil quanto todo mundo faz parecer.

Para ajudá-lo a organizar suas ideias, sonhos e planos profissionais, escrevi esse artigo para que você possa fazer uma transição de carreira rumo a novos ares.

Como diria nosso pensador Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. Se você pensa em novos mares, novos rumos, e decidiu sobre eles, não tem como voltar atrás.

Sem rodeios, responda: se você tivesse todo o dinheiro do mundo, o que estaria fazendo? Aproveite o tempo de reflexão e comece uma lista com todas as atividades nas quais você preferiria estar empregando suas horas produtivas. Pode ser que as primeiras respostas sejam algo como: tirar férias que durem muitos meses ou passar mais tempo com as crianças. Mas leve o seu pensamento para além desse limite. Pergunte a si mesmo se você está satisfeito com os horários de trabalho, com as tarefas que executa, com o produto do seu trabalho no final do ano. Se é isso que você não gosta, então se esforce para encontrar a auto-realização que você deseja.

Vale relembrar o que o motivava quando era mais jovem, escrever uma lista de coisas que você gostava de fazer, ideias de carreira que você tinha quando criança. Só então adicione as preferências atuais. Não se reprima por razões como “falta de treinamento” ou “não tenho recursos arriscar”. Nessa fase, anote os planos de carreira que você realmente espera alcançar.

Se essa nova carreira é mesmo o que você deseja, mantenha-se otimista e comemore cada pequena conquista. Como uma boa viagem, a vida é menos sobre chegar ao destino e mais sobre o trajeto que percorremos. E como passamos grande parte de nossas vidas trabalhando, é essencial buscar ter prazer e satisfação na atividade profissional.

Como diria Clarice Lispector: “Segunda-feira é mais difícil porque é sempre a tentativa do começo de vida nova. Façamos cada domingo de noite um réveillon modesto, pois se meia noite de domingo não é começo de Ano Novo é começo de semana nova, o que significa fazer planos e fabricar sonhos”.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.