O cristão pode ter depressão?

novembro 23, 2012 1 Comment »

Muitos santos de Deus do Antigo e Novo Testamento são vistos em momentos de profunda depressão

A depressão é um transtorno psíquico que afeta muitas pessoas, e diferente do que a maioria pensa, atinge também os cristãos. E a comprovação disso está nas escrituras. Muitos santos de Deus do Antigo e Novo Testamento são vistos em momentos de profunda depressão e desespero. O maior exemplo que encontramos na Bíblia sobre um ser humano deprimido vem de nosso próprio Senhor Jesus Cristo. Leiamos Mt 26.38: “Então ele lhes disse: A minha alma está tão triste que estou a ponto de morrer; ficai aqui e vigiai comigo”. Também temos os exemplos do rei Davi: “Por que estás abatida ó minha alma, e por que te perturbas em mim?……Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida” (Sl 42.5, 6a). Veja também o profeta Elias; “Toma agora ó Senhor a minha alma” ou Jonas: “Melhor me é morrer do que viver” (1 Rs 19.4; Jn 4.3).

Jó também era um que sabia muito bem o que era sentir-se deprimido: “Na angústia do meu espírito… na amargura da minha alma… de modo que eu escolheria antes a estrangulação, e a morte do que estes meus ossos” (Jó 7:111-16). Paulo também esteve profundamente deprimido em mais de uma ocasião, como ele mesmo conta em 2 Coríntios 7:5: “Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. Mas Deus, que consola os abatidos [deprimidos], nos consolou com a vinda de Tito”.

A depressão pode ser decorrente de algum problema em nossa vida espiritual, algum pecado não confessado, falta de fé, negligência na oração e até influência de espíritos malignos. Mas também pode ser circunstancial, sem culpa. Foi o que aconteceu com Daniel no período em que passou por uma depressão profunda que durou três semanas: “Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas. Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumpriram as três semanas” (Dn 10:2,3). Daniel vai descobrir depois, que a razão daquilo era uma batalha espiritual que ocorria em função de suas orações. Ou seja, a depressão pode ocorrer como consequência do que está no mundo invisível, seja por nossa falha ou por nossa fidelidade.

Há, porém, outras formas de depressão que não têm origem espiritual, mas física. Nosso corpo é controlado por hormônios e substâncias químicas que causam verdadeiros rebuliços em nosso humor. Mulheres que conhecem os efeitos da tensão pré-menstrual sabem o quanto seus corpos e mentes podem ser afetados pelas mudanças que ocorrem no organismo nesse período. Deus pode querer que recorramos a médicos e medicamentos para sermos curados de enfermidades como a depressão, que aflige um número cada vez maior de pessoas. Para esclarecer melhor os sintomas da depressão e ensinar o caminho da superação, o REGIONAL convidou o pastor Robson Brito, Psicanalista, Doutor em Divindade, Ph.D em Filosofia Cristã e  diretor da Faculdade Trans-Americana de Teologia (Faste). Leia a entrevista na íntegra.

O cristão pode ter depressão?

A depressão geralmente é fruto de uma frustação, alguém que morre na família, alguém que perde o trabalho na hora em que mais precisava, um parente que é preso. A depressão é o sintoma que vem logo em seguida, ele perde a falta de humor, a alegria, o apetite. O cristão passa por isso, o anormal seria acontecer algo trágico na vida do cristão e ele ficar normal, alegre, satisfeito como se nada tivesse acontecido.

E como o crente lida com a depressão?

O cristão tem o recurso da fé, da oração, tem a esperança da Palavra. A Bíblia está repleta de promessas de vitória. Sem contar que o Espírito Santo consola o coração e o ajuda a superar a crise. O cristão é uma pessoa normal, ele vai sofrer a perda, mas vai superar pela fé. Se acontecerem casos trágicos na vida do cristão e ele fingir que não aconteceu nada é porque ele é anormal. As pessoas normais tem sentimento.

A depressão pode gerar doenças físicas?

Pode, principalmente dores psicossomáticas. No Salmo 38.3,5 diz: “…Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado… as minhas chagas cheiram mal, estão purulentas por causa da minha loucura”. Davi estava sentindo dores tremendas, e por que essas feridas estavam cheias de pus e não cicatrizavam? Porque Davi era guerreiro, ele tinha uma série de cicatrizes de guerra. Quando a pessoa atinge um alto grau de depressão, ao ponto do corpo viver em tensão, adrenalina o tempo todo, se ele tiver uma ferida, será muito difícil de ser curada, cicatrizada. Porque a depressão incentiva o estado de inflamação. Quando Davi diz: “meu coração bate desassossegado por causa da minha agonia”, isso mostra que até problema cardíaco ele passou a ter por conta da depressão.

Quais são as consequências de uma depressão não superada?

Uma pessoa em profunda depressão pode chegar a dar fim da própria vida, mas não acredito que isso aconteça na vida do cristão, porque a fé vai ajudá-lo a superar tudo isso. Uma pessoa em depressão constante vai levar uma vida de desânimo, sofrimento, vai levar uma vida solitária, sem fazer nada de útil, e isso muito triste.

A depressão pode ser curada pela fé, sem a ajuda de um médico?

Pode. A Palavra de Deus fornece o caminho para a superação do trauma. A não ser que a depressão tenha acarretado doenças no corpo, aí a pessoa terá que procurar um especialista.

É importante existirem psicólogos na liderança das igrejas?

O ideal é que na liderança da igreja exista pelo menos uma pessoa entendida do assunto para ajudar, porque o número de casos de depressão é muito grande. Muitos pastores me recomendam membros, pois tem áreas que eles não entendem. Tem áreas que não é para o pastor, é para o psicólogo resolver.

Compartilhar!

POSTS RELACIONADOS

One Comment

  1. Redação 14 de junho de 2014 at 22:35 - Reply

    Olá Alysson! Com certeza o melhor a fazer é procurar um profissional para indicar o melhor tratamento para você. No entanto, você pode buscar em Deus a ajuda que precisa para sair dessa situação. Converse com Deus e peça a Ele que lhe mostre o caminho. Tenho certeza que Ele o fará. Deus te abençoe!

Deixe uma resposta:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *