Texto base: Êxodo 16.15: “Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava”.
Quando Deus tirou seu povo da escravidão do Egito rumo à terra prometida, Ele os guiou pelo deserto onde não podiam plantar e colher, porque queria que eles dependessem totalmente da provisão divina para seu sustento. O capítulo 16 do livro de Êxodo nos conta que Deus lhes enviou pão do céu. No versículo 15, a Bíblia diz que ao verem o maná, que era algo novo, jamais visto, os israelitas começaram a perguntar uns aos outros: “O que é isto?”. Do som desta pergunta feita no hebraico é que surgiu o nome “maná”, que significa “o que é isto?”.
Os filhos de Israel tinham tido uma fartura de carne no dia anterior. Quando amanheceu, eles se assustaram ao ver a relva repleta de maná. Então Moisés disse que aquele era o pão que Deus havia enviado. Falar das coisas de Deus me encanta, especialmente sobre a caminhada da nação de Israel do Egito à terra prometida. Os acontecimentos que ocorreram durante aquela jornada tocam profundamente o meu coração. E o maná é um deles; era um alimento completo, eles não precisavam comer mais nada. Era um alimento com todos os nutrientes necessários para sustentar aquelas pessoas, porque elas não ficavam doentes. As crianças cresciam fortes alimentadas pelo maná. Olha que impressionante! Eu acredito que aquele pão tinha sabor de mel.
Deus providenciou vitaminas de A a Z naquele maná. É como o leite materno que já possui todos os nutrientes necessários para sustentar o bebê até os seis meses de idade. Deus é grandioso, já parou pra pensar nessas coisas? A mãe não precisa dar nada, nem água, durante esse período. A Bíblia também revela que aquele povo colhia a quantidade suficiente para cada família. Deus dava uma porção por dia. Não podia guardar para amanhã, porque “o pão de cada dia Deus nos dá hoje”. O amanhã pertence a Deus! O que eu quero dizer com isso é que tem maná de Deus hoje para você! E esse maná tem todos os nutrientes que sua alma precisa! Alimente-se dele e glorifique a Deus!