Perdoar não é uma opção para os cristãos: é um mandamento
Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br
Perdoar os outros não é uma opção para os cristãos: é um mandamento. Quando nos ensinou a orar, Jesus tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros. Além disso, perdoar é um teste infalível da nossa fé. Mas como saber se o perdão realmente foi liberado? O que fazer para conseguir perdoar? Para esclarecer o assunto, o JRE convidou o pastor Brás Claudio, presidente da Primeira Igreja Evangélica Congregacional de Itaguaí. Segundo ele, quem não perdoa está, sim, na prática do pecado.
JRE: O que significa a palavra perdão?
Pr. Brás Claudio: Etimologicamente vem do verbo do latim vulgar “PERDONARE”, significa “dar” e “conceder”. Em grego no novo testamento, aparecem três palavras que são traduzidas como perdão ou estão relacionadas a este sentimento, a primeira é “APOLUO” que significa soltar (Lc 6.37), a segunda “CHARIZOMAI” que significa ser misericordioso ( Lc 7.43) e “APHIEMI” e “APHESIS” que significam despedir e remissão.
JRE: O que a Bíblia diz sobre o perdão?
Pr. Brás Claudio: Pela palavra de Deus, perdão é abandono de ressentimento contra o próximo. É renunciar, cessar a exigência de castigo ou restituição. Diversos textos bíblicos mostram que o perdão de Deus é concedido por Ele a todo homem que se arrepende. Ao mesmo tempo, Deus também requer que todo homem perdoe os seus semelhantes como registrado em Lucas 11:4 “perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação”. Quando perdoamos, nos tornamos mais parecidos com o nosso mestre Jesus, que não revidou nem desejou mal aos que o feriram antes e durante a crucificação. Mesmo sofrendo injustamente, sua ação foi de amor e misericórdia, ou seja, ele orou por aqueles que o ultrajavam, Jesus disse “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
JRE: Qual a diferença entre o perdão de Deus e o perdão do homem?
Pr. Brás Claudio: Como Deus é onipresente e onisciente e o seu amor é de pai apaixonado por seus filhos, seu perdão é instantâneo e pleno como aparece na parábola do Filho Pródigo registrada em Lucas 15:11–32. O homem sem Deus não perdoa nunca e na maioria das vezes pensa constantemente em vingança. Já o homem temente a Deus e com a ajuda do Espírito Santo, consegue se livrar do ressentimento e do desejo de vingança e liberar a pessoa até com uma certa rapidez, mas normalmente a restauração da confiança plena e a restituição de bens e valores, se dá num processo gradativo e continuo onde o ofensor que causou o prejuízo terá que participar desse processo com humildade e perseverança, afim de ter de volta a confiança e o bem perdido.
Existe algum pecado imperdoável para Deus?
Jesus Cristo cita em Mateus 12:32 “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”. Não podemos contestar ao nosso Senhor Jesus, se o mestre falou tá falado, o que verificamos é que o Senhor Jesus está se dirigindo a religiosos hipócritas que não praticaram apenas um ato isolado de blasfemar contra o Espírito Santo, atribuindo ao diabo a obra do Espirito, mas eles vinham numa sucessão de atos de rejeição a Jesus desde o início de seu ministério, parece que para eles perseguir a Jesus era uma rotina diária. Agora pense se é Espírito Santo que convence o homem que está na ignorância de pecado, como alguém que ultraja o Espírito, poderá se convencido por Ele? Quem pecou contra o Espírito Santo jamais terá qualquer desejo de buscar a Jesus e nunca o reconhecerá como seu Salvador pessoal, isto é, crê com o coração e confessar com os lábios.
A pessoa que não consegue perdoar está vivendo em pecado?
Evidente que sim, pois está escrito em Mt 6.15 “se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. Vale ressaltar que guardar raiva e ressentimento, além de ser um pecado, aumenta o estresse, o que pode produzir no organismo os mais variados tipos de doenças. Ame a Deus e a si mesmo, perdoe o seu próximo, pois perdoar é uma atitude inteligente.
É possível ser salvo em Cristo, mesmo sem ter conseguido perdoar uma pessoa?
Não. Se sabemos que não perdoar é pecado, deveremos mudar imediatamente para não sermos enquadrados no que diz em Hebreus 10:26 “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados”; Então perdoar ou não perdoar não é um opção ou uma escolha comum, o que está em questão é o nosso destino eterno.
Como uma pessoa pode saber se já perdoou a outra?
Acredito que perdoar é lembrar sem ressentimentos, ou seja, é como um machucado que cicatrizou, você sabe que um dia houve ali um ferimento, mas não dói mais. Mas se a cada vez que ver a pessoa você fala sobre o assunto e toda ira vem à tona novamente como no dia que o problema aconteceu, isso é sinal de que você ainda não perdoou. Você é humano, não tem como apagar todos os acontecimentos de sua mente, mas pode dar a eles um novo sentido a luz da graça e misericórdia de Deus, e se disciplinar a lembrar menos e não falar mais sobre o assunto, pois a Bíblia nos orienta a trazer a nossa memória apenas aquilo que pode nos dar esperança. Um ferimento que você fica mexendo constantemente nunca vai sarar.
O que a falta de perdão pode causar numa pessoa?
A falta de perdão normalmente potencializa suas duas irmãs em nossa mente: a raiva e a mágoa. O que altera o nível de estresse e consequentemente o metabolismo do nosso corpo, podendo propiciar depressão, hipertensão, gastrite, dores musculares e até câncer.
O que fazer para conseguir perdoar?
O sábio apóstolo Paulo, o mesmo que nos ensinou a sermos seus imitadores assim como era imitador do Nosso Senhor Jesus, disse em 1 Timóteo 2:1 “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões…”. Eu creio no poder da oração, pois oração é como um lubrificante, reduz os atritos, evita desgastes e faz tudo funcionar melhor. Outro costume importantíssimo é a leitura das constante das escrituras, pois ela nos limpa e faz o velho homem morrer com as obras da carne, assim somos aperfeiçoados pelo Senhor dia após dia, de glória em glória, hoje melhor do que ontem amanhã melhor do que hoje.