(Isaías 40.31) – Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Os filhos de Deus, os que esperam Nele renovarão as forças como águias. É interessante esta comparação que a bíblia faz da renovação dos que esperam no Senhor com a renovação da águia. A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva apontando contra o peito, as asas envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar aos 40 anos torna-se difícil! Nesta condição a águia só tem duas alternativas: entregar-se a morte lentamente ou enfrentar um dolorido processo de renovação que durará 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se em um ninho que esteja próximo a um paredão rochoso. Um lugar de onde para retornar ela necessite dar um vôo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo enfrentando corajosamente a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, “renascida”, sai para o famoso vôo de renovação para viver por mais 30 anos.
Muitas vezes em nossas vidas temos que nos resguardar por algum tempo, e começar um processo de renovação, aí que reside um grande problema. Estamos vivendo a época das inovações; Inovação, palavra que tem recebido merecido destaque nos dias atuais significa novidade. A palavra é derivada do latim innovatio, e se refere a uma ideia, método ou artifício que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções, podemos concluir que inovação é invenção que chega na ocasião. São tantas inovações que quanto mais tentarmos contextualizar- nos, mais distantes perceberemos que estamos de nosso intento, pois com tantas inovações se torna inviável. O cristão precisa estar atento, pois a Bíblia fala-nos que os que esperam no Senhor se renovarão; porém o que muitos têm tentado é a inovação.
Me faz lembrar de Davi que tentar trazer a arca da aliança de volta para Israel inovou,colocou a arca sobre um carro de boi novo fazendo tudo diferente do estava escrito;Uzá morreu e houve grande lamento;Deus não aceitou a boa intenção inovadora de Davi. Não precisamos de inovações, precisamos de renovação. Renovar é recomeçar; repetir, tornar novo o já existente, consertar ou melhorar, trazer de novo à lembrança, excitar novamente. Como cristãos temos padrões que precisam ser mantidos, porém com as inovações os nossos marcos são esquecidos.
Deus alertou a nação de Israel quanto a isso: Jr 31-21. Levanta para ti sinais, faze para ti altos marcos, aplica o teu coração à vereda, ao caminho por onde andaste; volta, pois, ó virgem de Israel, regressa a estas tuas cidades.
Exortação semelhante encontramos também em Pv 22.28 .Não removas os antigos marcos que teus pais fizeram.
Percebemos com facilidade o quanto está sendo desastrosa a retirada dos ensinamentos e as formas antigas que nossos pais na fé ensinaram, precisamos renová-los hoje e sempre.
Estamos “pagando o preço pra ver” abraçando as inovações impostas pela modernidade e distamos cada dia mais do que nos recomenda a bíblia.
Devemos nos desprender da religiosidade que apenas mata e renovar nossa fé em Deus.
Devemos trazer a lembranças o que nos pode dar esperança deixando para traz maus costumes e outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a caminhada olhando firmemente para Jesus.
Um vôo de renovação e não de inovação daremos se tão somente buscarmos a Deus e esperamos Nele.
Somente quando livres do peso das inovações do presente poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
(Isaías 40.31) – Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.