É bem comum ouvir que aqueles que ministram o louvor são levitas do Senhor
Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Após Moisés descer do monte e ver o povo idolatrando o bezerro, ele se encheu de ira e determinou que os israelenses se posicionassem. Nesse momento, os descendentes de Levi começaram a servir somente ao Senhor.
A partir daí, os levitas foram eleitos ministros de Deus. Alguns eram sacerdotes, como a família de Arão e os outros eram seus ajudantes. Quando o velho testamento se refere a levitas, está fazendo menção aos ajudantes, pois era comum os dois serem separados por grupos.
A função do levita era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios; carregá-los durante viagens pelo deserto; auxiliar os sacerdotes a matar e esfolar os animais além de limpar os altares após os sacrifícios; receber os dízimos dos demais judeus e também entregar seus dízimos aos sacerdotes.
É bem comum ouvir de determinadas igrejas que aqueles que ministram o louvor com músicas são levitas do Senhor, porém naquela época, os levitas não eram os encarregados pelas músicas. Só depois de muito tempo que Davi colocou canções como parte dos cultos. Foi quando os levitas foram divididos em quatro classes: assistentes dos sacerdotes no trabalho do santuário; juízes e escribas; porteiros e músicos.
Em um vídeo de seu canal no youtube, o pastor Marcos Botelho cita a passagem bíblica de Gálatas 3.26-29, onde Paulo afirma que todos são adoradores de Deus e não há mais cargos hierárquicos. O pastor fala da importância dos ministros de louvor, mas diz que a auto proclamação de ser levita é “bobagem e que isso já morreu em Cristo Jesus, que todos são adoradores.”
O Bispo Walter McAlister afirma que hoje em dia a igreja vem usando certas palavras que não compreendem o contexto original, gerando um equívoco, como é o caso da palavra levita: “Hoje em dia usa-se essa palavra para descrever os músicos na igreja. Os levitas em nenhum momento foram os músicos de Israel e portanto o que se chama de levita hoje em dia é uma espécie de equívoco. Músicos fazem parte do culto a Deus, seja você um pianista, um baterista ou alguém na congregação cantando, você está participando de um louvor a Deus, você não é uma tribo a parte, você não é uma casta especial.”
Por Danielle Crys
daniellecrys_@hotmail.com