Na escola de meu filho vai ter festa junina, posso deixá-lo participar?
Sempre que chega essa época do ano (junho/julho) muitos crentes ficam com a pulga atrás da orelha com relação às famosas festas juninas. Posso ou não posso participar? Estarei cultuando santos se participar? Estarei cometendo algum pecado participando desse tipo de festa? Na escola de meu filho vai ter festa junina, posso deixá-lo participar? Na minha rua o pessoal está organizando uma festa junina, devo contribuir e estar em meio a eles?
Duas respostas têm sido dadas a esta pergunta. Primeiro, há os que dizem “sim”, uma vez que entendem as festas juninas como celebrações cristãs. Afirma-se, nesse caso, que estamos diante de festejos ligados a personagens bíblicos tais como João Batista, Pedro e Paulo e isso, por si só, legitima tais festas como integrantes do calendário cristão. Essa é a posição defendida pela Igreja Católica Apostólica Romana .
Outros respondem com um absoluto “não”. Entendem que o modo como o Catolicismo Romano ensina sobre os santos não é bíblico. A Bíblia não prescreve nenhuma festa ligada aos profetas ou apóstolos, muito menos a nenhum ser humano canonizado pela igreja. Não há espaço para a crença em santos mediadores. Segundo as Escrituras “há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2.5). Essa é a posição defendida pela maioria dos evangélicos tradicionais.
Os evangélicos não concordam e não participam das festas juninas porque, na verdade, essa é uma celebração a santos. As comidas e as danças, longe de ser apenas uma diversão, são oferecidas a eles. A festa junina não é cultural, puramente falando. Mas é religiosa, associada ao culto de santos. A Bíblia é muito clara em relação à idolatria e à exortação a não cultuarmos outros deuses (leia 1 Sm. 15: 23; At. 17:16; 1 Co. 01:14; e Gl. 5:20. Sobre comida sacrificada aos ídolos, leia At. 15:20; Rm. 14:15-21; 1 Co. 8;10:25-33).
A opinião do pastor Ricardo Espindola, vice-presidente da Igreja Batista Central de Brasília, publicada na internet, segue essa linha. “A festa junina não é cultural, puramente falando, mas, sim, da cultura religiosa, e da religião cristã católica, associada ao culto de santos, como santo Antônio e outros. Onde um crente protestante poderia coadunar com isso? Quer pamonha, curau, milho verde, cachorro quente? Faz em casa e reúne os amigos. Mas ir a uma paróquia participar é meio contraditório. Se for assim, vamos participar de todo ritual religioso professado no Brasil como ritos de umbanda e candomblé, orientais e outros que também oferecem a deuses e guias comidas e festas”, afirma o pastor.
Para o pastor Édio Valença é bem mais instrutivo, bíblico e edificante explicar a criança as razões pelas quais ela não participará da festa junina. “As festas juninas, aparentemente inofensivas, enquadram-se na mesma categoria das outras festas pagãs. A festa junina tem sido uma grande arma na mão do maligno e, por meio dessa arma, tem conseguido atingir milhares de famílias “cristãs”. Aproveito a oportunidade e faço um apelo aos pais, para que evitem que os filhos participarem dessas comemorações promovidas pelos colégios, associações ou outras entidades. Já basta de tantos enganos. Fechemos as portas para essa demônio que sutilmente tem achado brecha nas nossas vidas. A Bíblia diz: “portanto, quer comais ou bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor. 10:31). Tudo que fazemos deve glorificar o nome do Senhor. As festas juninas e suas comidas dedicadas ao santo, não glorificam o nome do Senhor. …”Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais (1 Cor. 10:28). A Bíblia ainda diz, em Provérbios 27:20: “O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”. Também sabemos que “um abismo chama outro abismo”, como narra o Salmos 42:7.”
Ano passado na minha igreja Igreja evangélica de todos os povos, fizemos uma festa com o tema ,mais td foi oferecido ao senhor não teve música mundanas não teve dança,e andes de começa tudo fizemos um pequeno culto pra agradece a Deus q o povo dele estava ali e não em outra festa q não seja pra ele.
O desejo de trazer mais pessoas pagãs para a Igreja Católica, sem forçá-los a abandonar suas celebrações idólatras, levou as autoridades eclesiásticas a assimilar festividades pagãs, com o intuito de “ganhar almas para Cristo”. Infelizmente muitas igrejas evangélicas, vem cometendo o mesmo erro e estão se corrompendo.
Será que Jesus Cristo celebraria essa festividade?
O registro do Novo Testamento é muito claro: Os membros fiéis da Igreja primitiva continuaram observando tudo o que lhes ensinaram os apóstolos, que, por sua vez, foram ensinados por Jesus Cristo. De igual modo, o registro da história é evidente: Nos séculos posteriores foram introduzidos novos costumes, práticas e doutrinas que eram bastante estranhos aos cristãos originais, constituindo assim um novo “cristianismo” que dificilmente estes reconheceriam.
Portanto, esta é a principal questão: Um cristão deveria seguir o que Jesus ensinou ou o que ensinavam os mestres religiosos?
Sempre é uma boa ideia fazer esta pergunta: O que Jesus faria?
❓Se hoje Jesus estivesse vivendo em carne, será que Ele celebraria essa comemoração?
⚠️ A resposta simples é NÃO.
Cristo não muda. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”, como nos diz Hebreus 13:8 (grifo nosso).
Você deveria comemorar?
Se você quer ser um verdadeiro discípulo de Cristo Jesus, então precisa examinar cuidadosamente se suas crenças estão de acordo com a Bíblia. Simplesmente, assumir que Deus aprova ou aceita celebrações não bíblicas não é aceitável para Ele, independentemente de elas terem sido criadas pelos melhores motivos.
💔O fato é que Deus diz: “Não peguem o mau costume que outros povos têm” — aqueles que não conhecem a verdade de Deus (Jeremias 10:2, Bíblia Viva).
A Palavra de Deus contém advertências claras sobre adorar a Deus por meio de práticas adotadas da idolatria pagã: “Não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao SENHOR, Teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR … Tudo o que Eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Deuteronômio 12:30-32).
🙏🏻Jesus Cristo agora ordena a todos que se arrependam de seguir essas tradições advindas da religião falsa: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Atos 17:30; comparar Mateus 15:3).
Será que você vai honrar essas instruções vitais de Cristo para que Deus possa abençoá-lo?
Ele disse: “Se alguém Me serve, siga-Me; e, onde Eu estiver, ali estará também o Meu servo. E, se alguém Me servir, Meu Pai o honrará” (João 12:26).
Deus quer que eu e você obedeçamos à Sua Palavra de vida. Ao fazer isso, poderemos servir a Cristo como Seus embaixadores na Terra. Não há nada mais importante na Terra do que atender a esse chamado. Para sua eterna felicidade e segurança, volte-se para Deus agora e busque Seu íntegro e perfeito caminho!
Não se contamine com costumes do mundo!