Experimentar bebida alcóolica e o cigarro, além de iniciar a vida sexual são alguns dos estilos mais copiados e os que trazem maiores consequências.
A vida é feita de fases. As principais são infância, adolescência, vida adulta e velhice. Cada etapa da vida tem suas próprias características e experiências que precisam ser vividas e jamais puladas. A Psicologia explica que viver de acordo com a idade que se tem é muito importante para o amadurecimento do ser humano, e que pular etapas é desastroso.
Crianças expostas precocemente a sexualidade e ao trabalho, por exemplo, se tornam vulneráveis em diversos aspectos e podem sofrer traumas muito difíceis de serem revertidos no futuro. Uma fase pulada gera danos no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, e impacta diretamente na construção de uma vida adulta saudável.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro deste ano, apontam que 1,8 milhões de crianças e adolescentes são expostos ao trabalho em nosso país. Infelizmente, a realidade mostra que existem muitos adolescentes responsáveis por uma parte significativa da renda familiar. A maioria acaba perdendo o interesse pelos estudos e dificilmente volta a estudar na juventude.
Mas não é só por necessidade, com toda essa aceleração característica do século XXI, existe uma tendência nos adolescentes em querer adiantar o tempo e viver como se fossem mais velhos. Essa predisposição acaba levando-os a cometerem erros dos quais se arrependerão depois. Experimentar bebida alcóolica e o cigarro, além de iniciar a vida sexual são alguns dos estilos mais copiados e os que trazem maiores consequências.
A Bíblia reafirma todos esses apontamentos no livro de Eclesiastes 3.1: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Uma infância bem vivida é a base fundamental para uma vida adulta satisfatória. Esse é o tempo da diversão, do envolvimento responsável com as atividades escolares e de aprendizados diversos. Dá para ser muito feliz vivendo cada fase de acordo com a idade própria.
Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br
Concordo plenamente com o comentário da senhora Monique Suriano. Infelizmente, há fatores preponderantes que influenciam as crianças e a juventude. Primeiramente, a desestruturação do lar, uma realidade que não se pode fechar os olhos. Além disso, a tv influencia diretamente esse público em destaque, com moda, comportamento, etc. As pessoas estão ficando robotizadas, seguindo modismos sem pensar. Portanto, reitero e ratifico que concordo plenamente com suas palavras.
Nota: há um perigo constante que devemos ficar atentos: queiramos ou não, gostemos ou não de política, é bom destacar que a esquerda monopoliza e dita regras comportamentais, como homossexualismo, ideologia de gênero nas escolas e tudo mais que precisamos combater com o rigor cristão. Precisamos entender que a esquerda (PT, PSOL, PCdoB, PSB, PCO, PSDB e afins são favoráveis à liberação das drogas, da oficialização do aborto e de ideologia de gênero nas escolas, um perigo constante. Cristão não pode votar jamais na esquerda! Perdão, por assim manifestar-me, mas, sou cristão e jornalista e sei o que afirmo.
Respeitosamente,
Gilberto Pinheiro