Questões éticas levantadas pelas vacinas Covid-19 deixam muitos cristãos se perguntando se devem ou não ser vacinados
Três especialistas em ética cristã ofereceram respostas com base em algumas considerações que os crentes podem ter. Ao lidar com a questão de segurança e eficácia, Matthew Arbo, C. Ben Mitchell e Andrew T. Walker escrevem que, como os riscos são tão altos, “o escrutínio (exame que se faz minuciosamente) e a supervisão nunca foram tão intensos”. Em um jornal local, os três citam Dan Barouch, um pesquisador de vacinas da Universidade de Harvard: “Nunca antes houve ensaios de vacinas que foram seguidos tão de perto desde o início”.
Arbo atua como professor associado de estudos teológicos e diretor do Centro de Fé e Vida Pública da Universidade Batista de Oklahoma; Mitchell é o ex-presidente da cadeira Graves de filosofia moral na Union University e atua como membro ilustre do Tennessee Center for Bioethics & Culture; e Walker é professor associado de ética e apologética cristã no The Southern Baptist Theological Seminary.
Uma questão que está sendo levantada é se um indivíduo deve cumprir uma ordem do governo para ser vacinado. No início deste mês, o pastor fundador do Ministério Internacional King Jesus, Guillermo Maldonado, alertou sua congregação para não tomar a vacina contra o coronavírus afirmando que ela está sendo usada para preparar o mundo para o Anticristo e uma ordem mundial. O pastor então alegou que as Escrituras de Apocalipse atualmente estão sendo cumpridas.
A vacina tem polarizado a comunidade evangélica e rumores sobre o uso mal-intencionado da vacina e conspirações em massa têm sido compartilhados por alguns líderes religiosos. O Tony Spell, da Igreja Tabernáculo da Vida, em Baton Rouge, Louisiana, disse na internet que a Igreja não é favor da vacina. “Somos antimáscara, antidistanciamento social e antivacina”, para ele, a vacinação tem motivação política e acabará deixando as pessoas doentes, embora as evidências disponíveis apontem o contrário. O pastor ainda concluiu que, com o início da distribuição das vacinas, vai continuar desencorajando os fiéis a tomá-la.
Os especialistas em ética dizem: “Primeiro, devemos reconhecer de antemão que duvidamos que o governo imponha mandatos aos civis. Podemos estar errados sobre isso e, se ocorrerem, teremos que enfrentar esses desafios à medida que surgirem”. Eles acrescentam: “Do ponto de vista moral, é importante que a consciência individual não seja violada. Os indivíduos podem ter motivos pessoais para recusa temporária ou indefinida. Talvez uma pessoa deseje ver melhores evidências de longo prazo, por exemplo, ou pode atrasar a vacinação para que os membros mais vulneráveis da população possam recebê-la primeiro. Esse último exemplo, sob condições de oferta restrita, representa um verdadeiro ato de caridade”.
Os três planejam ser vacinados, dizendo: “Parece sensato ser vacinado, porque fazer isso pode proteger a própria vida e a vida de outras pessoas. Por acreditarmos que as preocupações com a vacinação não chegam ao limite necessário para justificar sua renúncia, acreditamos que é moralmente aconselhável ser vacinado.” Eles continuam: “No entanto, mesmo que isso chegue ao nível de um “dever” moral, isso não significa que pensamos que as igrejas devam disciplinar seus membros se eles se recusarem a ser vacinados. Se ao sermos vacinados, podemos proteger os outros da doença, então temos a obrigação correspondente, dado o mandamento de nosso Senhor de amar o próximo, de sermos vacinados. A vacinação não só me protege, mas também protege outros membros vulneráveis da sociedade”.
O geneticista cristão e Diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, Francis Collins, também recomendou a vacinação e garantiu sua segurança. “Eu sei que as pessoas estão cansadas de ouvir essas mensagens e de ter que agir de acordo com elas, mas o vírus não se importa que estejamos cansados”, disse Collins durante uma conversa online sobre COVID-19.
Por Milena Scheid
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