A desnutrição é a consequência de uma dieta inapropriada que geralmente ocorre em países subdesenvolvidos ao redor do mundo, principalmente envolvendo crianças. A desnutrição está relacionada diretamente à má alimentação ou à falta desta. Existem inúmeros motivos que trazem a desnutrição: ausência de uma dieta adequada, problemas na absorção dos alimentos e problemas pré-existentes.
A desnutrição espiritual – semelhantemente – é causada por uma dieta espiritual inapropriada: falta de leitura bíblica e oração, afastamento da comunhão na família de Deus, dentre outras posturas que indicam ausência de hábitos espirituais da maturidade.
A desnutrição espiritual produz sintomas variados: desânimo e cansaço espiritual, falta de discernimento em relação a vida no cotidiano, decisões equivocadas e um desequilíbrio ameaçador que geralmente traz complicações sérias que poderíamos chamar de enfermidades espirituais.
A desnutrição espiritual não faz parte do projeto divino. Entretanto, pode se manifestar na vida de qualquer pessoa que deixa o projeto de uma vida saudável indicado por Deus. Significa que a desnutrição espiritual é uma consequência de um desleixo pessoal e um comportamento espiritual irresponsável.
A desnutrição espiritual tem neutralizado a missão daquele que um dia assumiu o compromisso com Deus e com a igreja de Cristo. Ela tem trazido um mal-estar fazendo com que muitas pessoas não sintam mais o sabor da comunhão na comunidade de Deus. Ela tem adoecido tantos que poderiam estar vivendo numa dinâmica abençoadora, mas que estão distantes do propósito divino.
A desnutrição espiritual pode e deve ser combatida. A desnutrição espiritual pode ser combatida inicialmente através do autoexame. Ela pode ser combatida através da boa alimentação: leitura bíblica sistemática, através do relacionamento sincero com Deus através da oração e com pessoas maduras na fé, através da valorização da comunhão na família de Deus e através da confissão de pecados como sinal de quebrantamento diante daquele que tudo pode.
Lembre-se de que Deus deseja tratar daqueles que estão desnutridos espiritualmente e que sem saúde espiritual ninguém pode fazer diferença neste mundo.