Pesquisadores afirmam que a cruz é “uma típica Cruz Thomoniana da Índia”, segundo a tradição cristã, o apóstolo Tomé trouxe o evangelho para a Índia em 52 dC
Uma cruz de mármore de mais de 1200 anos foi encontrada este mês por pesquisadores membros da Universidade do Baltistão, nas montanhas de Skardu, no Paquistão. A equipe informou à imprensa local, no dia 14 de junho, que a cruz que pesa 3-4 toneladas e mede aproximadamente 2×1,5m foi encontrada a cerca de dois quilômetros do acampamento, com vista para o rio Indus.
De acordo com o pesquisador da Universidade Quaid-i-Azam, Wajid Bhatti, a cruz é uma “uma típica Cruz Thomoniana da Índia”, uma das maiores já descobertas no subcontinente. “É realmente uma ótima notícia para todos nós que uma cruz antiga foi encontrada em Skardu. Isso mostra que o cristianismo existia nessa área e deve haver uma igreja e casas de cristãos. Atualmente, não há famílias cristãs nessa área, mas elas já estiveram presentes ”, disse Mansha Noor, diretora executiva da Cáritas Paquistão. Segundo a tradição cristã, o apóstolo Tomé trouxe o evangelho para a Índia em 52 dC.
A Universidade do Baltistão afirmou que procurará ajuda das universidades europeias e norte-americanas para descobrir mais informações sobre a idade e a origem da cruz. “Isso precisa de datação por carbono e evidências científicas exatas, mas há muita emoção e muita divisão”, disse o professor Muhammad Naeem Khan, vice-chanceler da Universidade do Baltistão.
Norman Gill, um banqueiro católico morador de Karachi, que acredita que “os cristãos locais deveriam ter permissão para visitar a área e ver a cruz, depois que todas as formalidades forem concluídas”.
Por Milena Scheid
Foto: Prof. Muhammad Naeem