Seminário conta com ministrações dos pastores Silmar Coelho, Ivonildo Teixeira e José Maria Guimarães
Finanças, Liderança e Família foram os temas abordados na 5ª Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM) realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril, na Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC), igreja presidida pelo pastor José Pedro Teixeira. Os pastores Ivonildo Teixeira, José Maria Guimarães e Silmar Coelho foram os palestrantes do evento que abordou temas importantes como convivência familiar e o poder da generosidade.
“Existem pessoas que acham que a Bíblia não tem nada a ver com dinheiro, mas Ela é o livro que mais fala sobre dinheiro no planeta. Esse é um assunto tão farto, que a Bíblia comenta sobre bens e dinheiro 2.095 vezes. Jesus ministrou 90 vezes sobre bens e dinheiro durante os seus três anos e meio de ministério”, afirmou o pastor Ivonildo Teixeira no início da sua palestra sobre Finanças na noite de abertura da EBOM.
O pastor falou sobre dois princípios da prosperidade: generosidade e fidelidade. “Não há como viver uma vida de prosperidade sem ser generoso. Salomão vai dizer que a alma generosa prosperará. Eu já estudei sobre muitos homens riquíssimos e posso te garantir que todos eles são extremamente generosos. O dinheiro só tem serventia quando ele é espalhado, semeado. Quem dá água, vai ter fonte ao seu dispor. Você não tem ideia do que Deus tem para dar as pessoas que são generosas”, garantiu ele.
“Outro princípio transformador é a fidelidade. A fidelidade de honrar a Deus com as primícias, com o dízimo, com os 10 por cento de toda a sua renda. O dízimo é um princípio sagrado, registrado no antigo e no novo testamento; que existe antes da lei, na lei, e no tempo da graça. Esse é um assunto que mexe com muita gente. As pessoas, de uma maneira geral, arrumam muitas desculpas para não entregar o dízimo. Mas quem não é fiel no primeiro real que ganha, não será fiel a Deus no primeiro milhão que ganhar”, concluiu.
Cheia de bom humor e de entusiasmo, a ministração do pastor José Maria fez a segunda noite da EBOM ser inesquecível. Ele leu em 2 Reis, capítulo 5, e falou sobre as qualidades de Naamã. “Antes de colocar a lepra em Naamã, primeiro Deus colocou a menina na casa dele. Antes de mandar o problema, Deus já mandou a solução para você. Creia nisso!”, animou os irmãos. “Se antes de aceitar a Jesus você era mulherengo, não pense que você deixou de ser mulherengo não. Você não pode ficar abraçando as irmãs da igreja, porque o diabo vai pegá-lo nisso. Fuja!”, orientou.
José Maria também falou sobre o poder da generosidade. “Você viu o que Naamã foi levar para o profeta? De acordo com as descrições, ele levou cerca de 13 milhões de oferta para Eliseu. Naamã tinha um coração generoso. O problema é que nós somos generosos com as coisas do mundo, mas não com as coisas de Deus. A camisa do seu time você compra original, mas quando o departamento da igreja precisa vender uma blusa de R$ 20,00, você não paga. No mundo, o camarada gastava R$ 450,00 por mês de cigarro, mas quando se converte não tem coragem de ajudar a igreja na campanha da compra de ventiladores. Entenda que a sua generosidade vai mudar a sua realidade”, ensinou o pastor José Maria.
Foi a ministração superdescontraída e muito emocionante do pastor Silmar Coelho que encerrou a quinta edição da Escola Bíblica de Obreiros e Membros da CADESC. Ele contou muitas experiências edificantes e ensinou a melhor forma de viver na presença de Deus: fazendo festa no inverno. “Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundância. Qual foi a última vez que você deu um presente para sua esposa? Tem gente que nunca faz festa, só vive reclamando. Não basta ser dedicado, é preciso fazer festa. Mas também não basta fazer festa, é preciso fazer festa no inverno. Fazer festa com dinheiro no bolso, com carrão, casa boa, qualquer um faz. Mas crente de verdade faz festa na luta, na dor, na dificuldade, no problema. Seja fiel no inverno meu irmão!”, encorajou o pastor Silmar.
“Meu pai faleceu aos 51 anos, perdi meu herói muito cedo. Escrevi 77 livros, mas ele nunca vai ler nenhum. Já passei por lutas que você não pode imaginar. Já catei papel e latinha na rua para sobreviver, perdi um filho, outro com câncer, roubaram minha casa, carro. Mas eu aprendi com Deus a fazer festa no inverno!”, revelou o pastor Silmar, que encerrou a mensagem animando os irmãos a confiarem em Deus. “Minha mãe faz colcha de retalho com os pedaços de pano que os parentes e os vizinhos dão para ela. A gente olha e acha que não vai dar em nada. Ela corta os pedaços em quadrados e depois faz uma colcha, que fica tão linda que é muito disputada na família. A vida da gente é assim também, um pedaço aqui, outro lá; uma luta aqui, outra lá. Parece que não vai dar em nada, mas Deus está costurando tudo, juntando os pedaços da vida da gente para fazer uma obra prima. Mas na hora em que a agulha entra no pano, se ele pudesse falar, reclamaria. Mas Deus não está lhe espetando à toa. Ele está juntando os pedaços. Essa dor é para costurá-lo, é para transformá-lo, para moldá-lo. Apesar de despedaçada, a sua vida está sendo trabalhada nas mãos de Deus”, concluiu.