Estria é um problema que ainda não tem cura, mas os tratamentos estéticos ajudam muito a suavizar essas linhas que deformam a sua pele. As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).
As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, coletes, coxas e bumbum.
As estrias são atrofias lineares formadas pelo rompimento das fibras elásticas e comprometimento do colágeno resultante de um estresse mecânico (estiramento) ou estresse fisiológico (estímulo hormonal).
As fibras rompidas são inundadas de sangue, formando uma lesão que se reflete na pele como minicicatrizes avermelhadas que com o passar do tempo vão adquirindo uma coloração esbranquiçada.
Causas: O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como: Descontrole hormonal, Crescimento acelerado, Efeito sanfona, Predisposição genética, Puberdade, Gravidez, Obesidade,síndrome cushing, tratamentos com corticosteróides.
Tratamentos: Só um especialista pode determinar o tratamento mais adequado. A associação de vários procedimentos é o melhor caminho. A quantidade de sessões varia conforme o caso. O tratamento tem como objetivo melhorar a aparência e aspecto estético. As várias técnicas de tratamento de estrias visam estimular a formação de tecido colágeno nas lesões. O tratamento , só devem ser realizados sob orientação de um profissional qualificado.
Prevenção: Existem duas maneiras básicas e simples de prevenir o surgimento das estrias: O primeiro cuidado que precisamos ter para prevenir o surgimento de estrias refere-se ao hábito de hidratar a pele diariamente. O segundo, não menos importante, diz respeito aos hábitos alimentares, pois eles garantem ao nosso organismo a capacidade de renovação celular e conseqüentemente favorece ao surgimento de um tecido mais firme e de maior qualidade que suporte às oscilações de peso, alterações hormonais dificultando desta forma o surgimento de estrias.