PR ELISON AMARAL ENSINA O QUE FAZER PARA SE TER BOA FREQUÊNCIA DE ALUNOS NA EBD

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br

A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus. Ela é o maior instrumento de formação e aperfeiçoamento do carácter cristão.  Há algumas décadas, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na Escola Bíblica Dominical ultrapassar o de membros da igreja. Por que será que a frequência na EBD tem sido tão baixa atualmente? Para o Reverendo Elison Amaral Leite, presidente da Primeira Igreja Batista em Santa Cruz, a causa maior da baixa frequência nas aulas é a falta de preparo dos professores. “A falta de preparo dos professores é um problema sério nas nossas igrejas. Por vezes escolhemos pessoas que achamos que falam bem, mas que nem sempre tem o dom de ensinar. Isso desmotiva o aluno”. Leia a entrevista.

JRE: Qual é a papel da EBD na vida no cristão?
Elison Amaral Leite:
É tornar a Bíblia conhecida para que as pessoas possam exercitá-la com profundo conhecimento. Além disso, fazer com que o cristão seja forte para resistir aos momentos de bombardeios doutrinários que essas “novas teologias” do tempo presente lançam todos os dias sobre nós. É a EBD que fornece uma base bíblica de fortalecimento à vida cristã.

JRE: Em geral, os pastores têm investido na EBD?
Elison Amaral Leite:
O que a gente percebe é que as igrejas estão muito preocupadas com o desenvolvimento do culto, com a quantidade de pessoas que chegam ao culto. Outras estão muito preocupadas com o rendimento financeiro. Eu não vejo que os pastores estejam dando prioridade ao conhecimento da Palavra, existem igrejas que nem sala para EBD tem. Acho que hoje a evidência de investimento na EBD é realmente muito baixa.

E porque o horário da EBD é o menos frequentado pela maioria dos cristãos?
Porque não há um bom preparo dos professores, não existem salas adequedas, não há uma boa literatura. Então temos que priorizar o ensino da Palavra para que haja o interesse das pessoas. Hoje eu posso dizer que a frequencia da Escola Bíblica Dominical pelos membros da Primeira Igreja Batista em Santa Cruz é de quase 100%. O grande problema é que se as igrejas continuarem preocupadas somente com as grandes correntes de cura, libertação e comercialização da fé, o estudo da Bíblia vai permacer em segundo plano.

Essas pessoas ficarão sem raízes na Palavra, sucetíveis a qualquer vento de doutrina não é?
Com certeza. Sabe qual o resultado disso? Muitos crentes por aí pulando de igreja em igreja, porque não tem uma afinidade com a Palavra e qualquer novidade que apareçe, preenche a expectativa emocional daquela pessoa.

Então o maior problema da EBD?
A falta de preparo dos professores é um problema sério nas nossas igrejas. Por vezes escolhemos pessoas que achamos que falam bem, mas que nem sempre tem o dom de ensinar. Isso desmotiva o aluno. Um dos fatores para fortalecimento da nossa EBD é sem dúvida ter professores qualificados para ensinar. Ter criatividade, bom método de ensino. Devemos equipar os professores com melhor ensino de capacitação, investir tempo, livros e métodos que tornem o ensino prático e dinâmico.

As igrejas batistas adotam o culto seguido ou precedido pela EBD, qual o proveito disso?
Aqui nós fazemos um culto e depois a EBD. Existe uma interligação entre os dois, inclusive eu procuro fazer das minhas mensagens uma sequencia da EBD, porque é fundamental que haja uma harmonia entre o que o pastor prega e o que a EBD ensina.




Qual a melhor forma de fazer a separação entre as classes da EBD?
Cada líder deve ser capaz de identificar os grupos existentes na igreja. Por exemplo, existem pessoas com grau de escolaridade menor e maior, novos convertidos e crentes maduros, crianças, adolescentes, jovens e idosos. Para cada tipo de grupo é necessária uma linguagem diferenciada, porque cada pessoa tem limitações diferentes e é importante que todos cresçam na mesma proporção de conhecimento bíblico. Não sou a favor da separação de classes por sexo, acho que os casais precisam estar juntos.

O seminário teológico substitui a EBD?
De forma alguma, a Escola Bíblica é insubstituível. Quem faz seminário deve ser o primeiro a estar matriculado na EBD. É lamentável que existam pessoas que estudam em seminários e não são estão matriculados na EBD de sua igreja. Penso que as igrejas não deveriam nem sequer indicar alguém para estudar no seminário se ele não é aluno da EBD. A Escola Bíblica Dominical é a maior escola do mundo.

Que dica o senhor dá para que as igrejas tenham uma Escola Bíblica Dominical bem sucedida e próspera?
Em primeiro lugar identificar as pessoas capacitadas para lecionarem com eficácia e prepará-las da melhor forma possível. Ter espaço físico compatível para separar as classes. Fortalecer o interesse em estudar a Bíblia e levar a sério o ensino da Palavra. Ter boa literatura para capacitar os membros e ter tempo especial na igreja para este fim.  Não se pode achar que poucos minutos serão suficientes para ter um estudo da Palavra.  É necessário investir em tempo para que a lição seja devidamente ensinada e que vise o fortalecimento dos alunos a cada encontro. Escola Biblica Dominical ou simplesmente Escola Biblica, é o motor que aquece os crentes no conhecimento geral da Escritura. Não abra mão da EBD, seja aluno e estude com seriedade.