Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriram uma fortaleza da época do livro bíblico de Juízes, em Israel, e agora está aberta ao público

 

A fortaleza de 8 metros de largura por 8 metros de altura, foi descoberta em Kibutz Galon, Israel, pela Autoridade de Antiguidades de Israel e estudantes voluntários. A fortaleza é do século 12 a.C. e teria sido usada durante a era dos Juízes, a qual “não havia rei em Israel” (Juízes 18:1) e juízes como Débora e Sansão viveram nela.

Os arqueólogos Saar Ganor e Itamar Weissbein disseram à imprensa local que a descoberta dá a oportunidade de vislumbrar a realidade descrita no livro de Juízes. “A fortaleza que encontramos oferece um vislumbre da realidade geopolítica descrita no livro Juízes, em que cananeus, israelitas e filisteus estão lutando entre si”.

Ganor e Weissbein disseram que centenas de vasos de cerâmicas foram encontrados inteiros. “Centenas de vasos de cerâmica, alguns ainda inteiros, foram encontrados nas salas da fortaleza, incluindo vasos especiais como tigela e xícara que provavelmente eram usados ​​para rituais religiosos. Um grande número de tigelas também foi encontrado nos quartos, algumas das quais foram feitas em um estilo que copia as tigelas egípcias”.

Os arqueólogos informaram que o uma única rocha foi preservada na entrada do local. “Uma enorme soleira, esculpida em uma única rocha pesando cerca de 3 toneladas, foi preservada na entrada do prédio. Dentro da fortaleza havia um pátio pavimentado com lajes de pedra e colunas no meio. Os quartos foram construídos de ambos os lados do pátio.

A fortaleza agora está aberta ao turismo. Talila Lifshitz, diretora do departamento comunitário e florestal na região sul do Fundo Nacional Judaico, disse que a fortaleza “oferece um vislumbre fascinante da história de um período relativamente desconhecido na história” de Israel e “oferece uma atração turística e experiencial para visitantes”.

Por Milena Scheid
Foto Emil Aladjem, Israel Antiquities Authority.