Primeira fase do plano de flexibilização gradual do isolamento social inicia hoje, 02.
O prefeito Marcelo Crivella anunciou nesta segunda-feira (01), que a capital inicia o plano de flexibilização gradual do isolamento social hoje, terça-feira (02). A reabertura de comércio e atividades de lazer serão divididas em seis fases e cada fase terá a duração de 15 dias, acompanhadas por avaliações das taxas de morte e infecção.
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial, é autorizado exercícios ao ar livre, prática de esportes no mar porém, não é permitido ficar na areia. Atividades em igrejas e templos religiosos também estão liberadas. Além do comércio essencial, agências de automóveis, loja de móveis e decoração também tiveram autorização.
A segunda fase prevê a abertura de shoppings centers com estacionamentos reduzidos a um terço da capacidade, distanciamento entre os frequentadores e funcionamento de 12h à 20h.
Crivella também pediu que os hospitais de rede privada não fechem as alas destinadas à pacientes com Covid-19. “Alguns hospitais privados fecharam suas alas destinadas à covid. Pedirei a eles que não fechem. Podemos ter aumento no número de infecções e leitos. É necessário que tenhamos leitos de reserva”, concluiu.
Em decreto, haverá penalidades para quem descumprir as normas. “A Vigilância Sanitária vai atuar intensamente na divulgação das regras. Quem descumprir essas regras será multado. A multa vai variar de R$ 500 a 2 mil. O infrator ficará sujeito à cassação da sua licença sanitária”, explicou o prefeito.
O prefeito também afirmou que se tudo for seguido, as aulas na rede municipal de ensino voltarão em Julho. “As aulas poderão começar, se o plano todo der certo, em julho. Se todos os parâmetros forem seguidos, em agosto voltamos à vida normal, ao novo normal’.
Por Milena Schei
Foto/imagem: Jorge Hely/Framephoto