Ministrações sobre o cego de nascença e o vale de Ezequiel impactaram festa de comemoração
Por Monique Suriano
A União Masculina da Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (UMCADESC) comemorou, nos dias 15 e 16 de junho, o seu 7º aniversário com uma bela festa para Deus. “Eis-me aqui Senhor, me colocarei na brecha” foi o tema escolhido para este ano sob coordenação do pastor Otacílio de Souza. Os pastores Anderson Borges e Humberto Barbosa foram os encarregados da ministração da Palavra de Deus. E o cantor Álvaro Tito foi o convidado para ministrar os louvores. “Tivemos dois dias gloriosos na presença de Deus. Muitas vidas foram renovadas e se reconciliaram com Cristo. A Ele toda a glória e todo o louvor”, comemorou o pastor presidente José Pedro Teixeira.
Na noite de abertura, o grande coral da UMCADESC surpreendeu ao cantar a música “Lodebar Nunca Mais” com muita animação. Eles também louvaram as canções “A Glória é Tua” e “Sopra” com bastante entusiasmo. O culto seguiu com a pregação do pastor Humberto Barbosa, que leu em João 9 e falou sobre a cura de um cego de nascença. “A pergunta foi: quem pecou? Este ou seus pais? Uma pergunta constrangedora, mas muito comum naquela época porque eles acreditavam na maldição hereditária. Quando uma pessoa passava por uma provação muito grande também era comum atribuir isso ao pecado. Quem não lembra de Jó? Mas Jesus quebra esse pensamento quando responde: ‘nem ele pecou, nem seus pais. Ele nasceu assim para que se manifestassem nele as obras de Deus’. Quem nunca vasculhou a sua vida procurando erros para justificar o que você está passando? Não se preocupe, existem processos que nós vamos viver só para que a glória de Deus se manifeste!”, afirmou.
O pastor Humberto Barbosa finalizou a mensagem falando sobre a perseverança. “Jesus fez lodo com a saliva, colocou nos olhos do cego e disse: ‘vai e lava-te’. Como é cego, ele vai tateando. Milagre na vida de crente é assim; tem hora que a gente vai tateando, mas vai. Cai, levanta, mas não desiste. Está todo quebrado, mas está indo. Tem horas que a gente tem que dar o nosso jeito, e tirar força de onde não tem. Eu acredito que enquanto ele caminhava seus olhos iam sendo reconstruídos. Tem gente que está sendo livre do mal por causa da caminhada. Eu aprendi que o céu não age, o céu reage. Então continua caminhando meu irmão”, concluiu o pastor Humberto Barbosa.
O cantor Álvaro Tito ministrou o louvor no culto de encerramento do 7º Congresso da UMCADESC. “É uma alegria muito grande retornar à CADESC. Eu quero aproveitar a oportunidade para agradecer a Deus pela vida do pastor José Pedro Teixeira, eu tenho um respeito e uma admiração muito grande pela sua vida, sua casa, pelo seu trabalho. São pessoas que tem marcado a minha trajetória nesses 39 anos de ministério e carreira. Que Deus abençoe todos vocês!”. Álvaro Tito cantou “Vejo os Teus Problemas”, “Pelo Sangue de Jesus” e “Não há Barreiras” com muita unção.
Quem pregou na despedida da festa foi o pastor Anderson Borges, que leu em Ezequiel 37 e falou sobre as “Perspectivas do Vale”. “Tudo o que se diz no capítulo 37 está atrelado ao cativeiro babilônico. Ezequiel é colocado naquele cenário para fortalecer gente rebelde. A proposta de Deus com Ezequiel era restaurar pessoas destruídas. Deus quer colocar pessoas complicadas no nosso caminho, porque a presença delas vai desenvolver habilidades em nós, vai extrair o melhor de Cristo que está em ti. Jesus nunca se afastou de pessoas problemáticas, Ele era atraído por elas. Nós precisamos urgentemente rever os nossos conceitos e valores, porque a igreja verdadeira se acende na escuridão”, afirmou.
O pastor Anderson Borges também alertou sobre a importância de lidar com as dificuldades. “Deus sempre transforma o povo através das crises, mas a igreja moderna de hoje tem dificuldade em lidar com os problemas. Ninguém prega mais que as dificuldades também fazem parte do propósito. O que faz você crescer não são as vitórias, mas as lutas. Quanto mais peso eu levanto, mais músculos eu desenvolvo. Quando mais eu puxo a flecha para trás, mas para longe ela vai. Deus hoje quer mudar a sua perspectiva do vale. Se você está de pé hoje aqui, não é pelo que você conquistou, é pelo que você suportou. Aguenta o cativeiro porque nenhuma tempestade dura para sempre, um dia ela vai acabar”, encorajou o pregador.