O dilema de algumas pessoas é servir a Deus em igrejas que adotam costumes que não se adaptam a sua originalidade e modo de viver

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br

Presbiterianas, Congregacionais, Batistas, Metodistas, Assembleias, Comunidades. São inúmeras as denominações evangélicas existentes no século XXI, seja nos ramos tradicional, renovado, pentecostal ou neopentecostal.  Algumas fazem restrições quanto à vestimenta, outras não; algumas ignoram o ministério pastoral feminino, outras não; algumas manifestam os dons do Espírito, outras não. Mas todas são igrejas que reconhecem Jesus Cristo como O Filho de Deus, como o Salvador que livra o homem do inferno, como o Deus que perdoa pecados, e como o único nome pelo qual somos salvos.

O dilema de algumas pessoas é servir a Deus em igrejas que não as satisfaz completamente, principalmente quando o assunto é discordar de certos costumes que não se adaptam a sua originalidade e modo de viver. A pergunta é: será que estou na denominação certa? Será que existe uma denominação ideal para mim? Quem responde essas e outras perguntas é o pastor André Santos, dirigente da congregação de Piranema da Igreja Assembleia de Deus da Rua Bahia em Itaguaí, presidida pelo pastor Amós Rubens Teixeira. Segundo ele, é do Espírito Santo o papel de guiar os seus servos à igreja que se encaixa a personalidade e ao estilo de vida de cada pessoa. “A partir do momento em que nós nos convertemos, o Espírito Santo se encarrega de nos guiar a denominação em que nós vamos conseguir trilhar o caminho”, afirmou o pastor André, que também atua como professor de Teologia em um dos polos do Instituto Bíblico Ebenézer em Itaguaí.

JRE: Existe mesmo a denominação ideal para cada tipo de cristão? Não estamos falando de igreja perfeita.
Pr. André Santos: Eu acredito que sim, na medida em que o Espírito Santo vai te conduzir a esse lugar. Não eu escolhendo um lugar para ficar. Eu acho que como ser humano, eu não tenho esse poder de decisão. Principalmente porque nós somos limitados, a gente só consegue enxergar o superficial. Mas a partir do momento em que nós nos convertemos, o Espírito Santo do Senhor, que nos convence do pecado, do juízo e da justiça, Ele se encarrega de nos guiar a denominação em que nós vamos conseguir trilhar o caminho.

JRE: E como a pessoa vai identificar a denominação ideal para ela?
Pr. André Santos: A partir do momento em que ela visita uma igreja, se sente bem com aquele ambiente, tem o desejo de voltar outras vezes, essa pessoa vai acabar entendendo, através do Espírito Santo, se aquele é o lugar onde ela deva ou não caminhar.

JRE: Muitas pessoas confundem a doutrina com o costume da igreja. O senhor poderia nos esclarecer?
Pr. André Santos: A palavra doutrina vem do original didaquê, que significa ensino. Então a doutrina é tudo aquilo que Deus nos ensina através da Sua Palavra para que venhamos a seguir, quem nos deu a doutrina foi Deus. Já o costume é aplicado por cada denominação. Cada denominação tem seu estatuto, seu costume. No passado os costumes do povo mudavam muito de local para local. O costume pode mudar conforme o lugar, o tempo, mas a doutrina não, ela permanece, porque ela é o ensino.

Qual é o maior problema quando o assunto é costume nas igrejas atualmente?
O maior problema é que as pessoas tem dificuldade em assimilar o que a Bíblia nos ensina, dando lugar a libertinagem. A vestimenta, por exemplo, é um dos maiores problemas enfrentados. Eu não tenho problema nenhum com a calça comprida, a nossa denominação hoje não tem mais essa restrição, desde que não seja nada escandaloso. Nós precisamos ser moderados em qualquer denominação. Infelizmente as pessoas estão exagerando, perdendo a essência do servir cristão. Em Atos dos Apóstolos no capítulo 2, você vê que a maneira que a igreja andava chamava a atenção do povo, o povo queria ser igual à igreja. Hoje é diferente, é a igreja que está almejando andar como o mundo. Qualquer coisa que é lançada no mundo, a igreja (sem placa) abraça de uma forma estarrecedora.

O que o senhor acha das pessoas que aceitam alguns costumes e ignoram outros na denominação em que congregam?
Essas pessoas precisam ter um contato maior com o Espírito Santo, deixando que Ele fale ao coração delas. Certa vez uma pessoa me perguntou qual o tipo de roupa ela deveria usar para vir à igreja. Na ocasião eu disse a ela para fazer um teste antes de sair para o culto, disse a ela que colocasse a roupa que ela achasse que deveria ir e depois fosse até o espelho perguntar ao Espírito Santo se aquela roupa estava apropriada para cultuar a Deus. É claro que para isso a pessoa precisa ter a sensibilidade do Espírito Santo. Essa pessoa fez o teste e pode ouvir a voz de Deus de que as roupas que ela estava escolhendo para ir ao culto não eram adequadas para aquele momento. Você não pode se apresentar diante de um juiz com qualquer roupa, pode? Nós revelamos a Cristo, somos santos, separados, diferentes. Como a sociedade está vendo Cristo em nós? Mas a roupa influencia? Claro, dependendo da situação influencia e muito.

Quais os danos causados às pessoas que são eternamente insatisfeitas com os costumes da sua igreja?
Essas pessoas estão destinadas a não se desenvolverem ministerialmente, porque ninguém se desenvolve estando triste, estando em desacordo com a liderança, com a igreja, aí vem para o culto magoado, chateado, não consegue adorar a Deus, não consegue entender que ele também é uma ferramenta importante para que o culto aconteça.

E como resolver esse problema?
Mudar de igreja pode não ser a solução. A primeira coisa a fazer é buscar em Deus as respostas para os seus questionamentos. Talvez seja você que precise se adequar a maneira como Deus deseja que você o sirva e não o contrário. Somente Deus pode te dar a certeza da igreja ideal para você, busque essa resposta nele. Uma vez convicto de que aquele é o seu lugar, as diferenças que existem na igreja não vão abalar a sua fé, e essa convicção só o Espírito santo pode te dar. A Palavra do Senhor diz em Mateus 7:8 “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra!”.