11 sinais de que você pode estar com diabetes

junho 17, 2015 0 Comentário »

Estima-se que no mundo 382 milhões sofram de diabetes. Se todos os pacientes com a doença formassem um país, ele teria uma população com quase o dobro da que tem o Brasil, a quinta nação mais populosa do mundo. Considerada epidemia mundial, a enfermidade está relacionada ao envelhecimento da população, ao sedentarismo, a dietas pouco saudáveis e ao aumento da obesidade.

Se continuar nesta toada, a tendência é que mais pessoas tenham diabetes. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número deve chegar a 592 milhões em 2035. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores de diabetes – sendo que 3,5 milhões ainda não sabem que têm a doença.

A situação é tão preocupante que o Ministério da Saúde fez um apelo no ano passado para que a população brasileira mudasse alguns hábitos como seguir uma alimentação saudável, e praticar atividade física.

Alguns sintomas servem de alerta para a doença. Um deles é a sede excessiva e consequentemente vontade de fazer xixi a toda hora. O cansaço sem motivos ou fora do comum também serve de alerta. Assim como o aumento de apetite, a rápida perda de peso, náuseas ou vômito. Alguns pacientes afirmam sentir dificuldade de concentração. Sinais como câimbras, dores nas pernas, ferimentos e dificuldade de cicatrização também são recorrentes. Outro sintoma da doença é a visão embaçada.

 

Compartilhar!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *