Qual a maneira certa de praticar o jejum?

agosto 23, 2012 4 Comments »

Jejuar é prática de muitos cristãos na busca da maior comunhão com Deus. Sempre com propósitos espirituais, a abstinência de alimento é acompanhado de orações, louvores, leitura da Bíblia. No entanto, existem diversas perguntas que ainda deixam a maioria dos crentes em dúvida: É aconselhável jejuar durante o expediente trabalho? E se eu me aborrecer durante o jejum, ela deve parar? É válido fazer jejum no período de sono? O jejum parcial tem efeito? Posso fazer jejum de televisão? Para responder essas e outras perguntas a cerca do jejum bíblico, o REGIONAL entrevistou o Pastor Aureliano Guimarães Júnior, vice-presidente da Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí (Cadi) e coordenador do Instituto Bíblico Ebenezer – Núcleo Cadi

Qual a maneira certa de praticar o jejum?

Jejuar é prática de muitos cristãos na busca da maior comunhão com Deus. Sempre com propósitos espirituais, a abstinência de alimento é acompanhada de orações, louvores e leitura da Bíblia. No entanto, existem diversas perguntas que ainda deixam um grande número de crentes em dúvida: É aconselhável jejuar durante o expediente trabalho? E se a pessoa se aborrecer durante o jejum, ela deve parar? É válido fazer jejum no período de sono? O jejum parcial surte efeito? Posso fazer jejum de televisão? Para responder essas e outras perguntas acerca do jejum bíblico, o REGIONAL entrevistou o Pastor Aureliano Guimarães Júnior, vice-presidente da Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí (Cadi) e coordenador do Instituto Bíblico Ebenezer- Núcleo Cadi.

É aconselhável jejuar durante o expediente de trabalho?

Neemias, ao saber das tristes notícias sobre Jerusalém (Ne 1), orou e jejuou por alguns dias. Entretanto, sua posição não lhe permitia parar de trabalhar para se dedicar ao jejum. Todavia, se o sacrificante puder separar um tempo de abstinência dissociado de obrigações seculares é evidente que terá momentos muito mais aprazíveis de dedicação a Deus.

E se a pessoa se aborrecer, ela deve parar?

Momentos desagradáveis fazem parte de qualquer atividade humana. Quantas vezes estamos no culto e algo nos desagrada? Nem por isso devemos levantar e ir para casa. O próprio Jesus, ao que parece, passou por situação desagradável quando foi tentado no deserto. Mas, nem por isso, desistiu de jejuar.

É válido fazer jejum em período de sono?

O jejum é visto por toda a Bíblia como um ato sacrificial, sendo, portanto, em termos práticos, inadequado que se pratique durante o sono. Imagine alguém adorando a Deus dormindo, ou orando dormindo ou mesmo cantando dormindo? Isso seria possível?

O jejum parcial surte efeito?

Todos os casos de jejum declarados nas Escrituras são absolutos, ou seja, ausência completa de alimento e água. Mas, como os cristãos vivem sob a égide da Graça, o jejum praticado pela Igreja deve ser segundo a fé e não segundo a Lei. Se a fé de uma pessoa está associada à abstinência parcial, tal jejum será válido para ela, segundo a sua fé. Assim, o jejum que é válido para uns, segundo a fé, pode não o ser para outros, cuja fé não enxerga resultados práticos.

E o jejum de costumes habituais?

Com a modernização da significação do verbete “jejum”, atualmente pode-se fazer jejum de tudo: um time de futebol que não ganha há muito tempo está em “jejum de vitórias”, assim como um jogador sem marcar gols está em “jejum de gols”; estudantes fazem “jejum de internet” para aprender melhor; mulheres fazem “jejum de novelas” para dar mais atenção aos maridos; e, assim por diante, a criatividade humana, por ser extremamente pródiga, consegue adaptar aos seus conceitos mais prediletos tudo o que lhe é possível tanger. Nas Escrituras não há relatos de jejum de instrumentos musicais, ou de roupas, ou de práticas rotineiras. Há relatos de jejum alimentar, inclusive de água. Se quisermos obedecer aos padrões bíblicos, devemos buscar na Bíblia o referencial para tais padrões. Todavia, o jejum na Era da Graça é regido pela fé. Assim, se alguém tem fé que o jejum de TV ou de internet lhe trará bons resultados espirituais, que o faça. Se a fé de alguém não alcança tal jejum como adequado, que não faça. Como sabiamente sentenciou o apóstolo Paulo “Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente” (Rm 14:5).

Por Monique Suriano

Compartilhar!

POSTS RELACIONADOS

4 Comments

  1. Ruddy Vidal 23 de fevereiro de 2016 at 17:37 - Reply

    Gostaria de pedir uma melhor explicação a cerca do jejum,gostaria de saber se posso jejuar com o intuito de DEUS me abençoar com um emprego,ou pedir a presença do espírito santo dentro de min.desde já a gradeço Ruddy Vidal

  2. Taynara 8 de março de 2017 at 11:14 - Reply

    Jejum serto e começa jejuar quando acorda pode jejuar da6da manhã ao meio dia jejuar no serviço buscando Deus em pensamento

  3. Areta 15 de junho de 2017 at 13:07 - Reply

    Gostaria de saber qual o horário pra fazer o jejum? Ao acordar? Ainda não entendi os horários.

  4. Andreia Soares 20 de junho de 2017 at 23:31 - Reply

    Gostei ler sobre o jejum tirei muitas dividas sobre o assunto agradeço

Deixe uma resposta:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *