Algumas doutrinas são mais rígidas no que diz respeito ao uso de certas roupas

Por Daniella Fernandes

Ordem e decência são palavras muito usadas nas igrejas quando o assunto é como se vestir. Algumas doutrinas são mais rígidas no que diz respeito ao uso de certas roupas, como, por exemplo, o da calça comprida por mulheres. A pastora da Assembleia de Deus de Palma, Silvana Duarte, explica que, por um costume antigo, na igreja dela, as mulheres não usam calça. A pastora diz que o texto de 1 Timóteo 2.8-9 orienta sobre como deve ser a maneira de vestir do cristão.“Paulo fala de homens de mãos santas e as mulheres da mesma maneira, igualzinho se trajem com modéstia, pudor e bom senso. Deus não chamou o pastor para ser estilista. Cada um deve ser responsável por sua vestimenta. Se o pastor decide uma determinada vestimenta como certa e outra como errada, para um grupo ele passa a ser um pastor ultrapassado demais, enquanto que, para outro, pode ser liberal demais. Quando o apóstolo Paulo aconselha a decência, ele está dizendo que a mulher não deve se vestir para provocar sensualidade em ninguém. E quanto à modéstia, ela nos remete ao equilíbrio na combinação das peças da vestimenta para evitar exagero”, diz. A pastora ainda lembra que a moda vai e volta, mas o crente deve continuar decente e modesto, não importando se essa roupa é uma calça ou uma saia.

Apesar de muitas igrejas já terem liberado o uso da calça, algumas doutrinas sustentam a tese de que o uso da calça é pecado e usam como base Deuteronômio 22.5 para justificar a proibição: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus”. Na igreja em que o evangelista Daniel Pena pastoreia, a Congregação no Amapá em Obra de Restauração, o uso da calça é restrito. Porém ele explica que não existe nenhum texto bíblico que reprove o uso da calça por mulheres, dentro e fora dos templos, e que Deuteronômio 22.5 não dá base para essa questão. “Compreendemos que indecência no vestir consiste no uso de qualquer roupa que acentue curvas ou deixe amostra partes do corpo que possam ser usados indecentemente ou sensualmente. Como em nosso meio seria indecente a calça comprida, por delinear as curvas femininas, ela se aplica dentro e fora do templo”, conta. Daniel ressalta que a citação de Deuteronômio 22.5 não tem nada a ver com o uso de calça comprida, até porque elas não existiam na época. O pastor esclarece que esse texto diz que o homem não deve usar saias (salvo locais que é utilizado como costume), vestido, calcinha ou sutiã. Como também a mulher não pode utilizar roupas que a caracterizem como um homem.

Muitas mulheres cristãs defendem o uso da calça comprida e dizem que muitas vezes uma calça pode ser mais decente do que uma saia quando ela é curta, justa ou transparente. A professora de Escola Dominical da Igreja Batista Nova Filadélfia, Tatiane Quintanilha, afirma que as mulheres podem usar calças no templo, contanto que essa calça não seja sensual, escandalosa ou ainda com insinuação vulgar. Ela aconselha que o ideal é que a calça venha acompanhada de blusas ou batas que inibam o contorno da mulher. Tatiane também aconselha como o cristão deve se vestir fora do templo: “Acredito que o cristão genuíno, antes de honrar ao pastor ou a igreja onde congrega, deve antes honrar ao Senhor. Então, se certas roupas você não usaria na igreja, por escandalizar ou constranger, que dirá em outro lugar onde você acaba sendo testemunha de Cristo. Além do mais, temos de estar atentas às modas ditadas pela nossa sociedade. As calças da moda, na verdade, expõem o corpo da mulher à cobiça e à sensualização depravada e erótica”, pontua.

Na maioria das ocasiões, quando se fala a respeito de se vestir com decência e pudor, o foco são as mulheres, os homens ficam muitas vezes esquecidos no que diz respeito aos conselhos de como se trajar como um homem de Deus. O evangelista Daniel Pena esclarece que o pecado é independente do gênero, logo a indecência é pecado tanto para homens quanto para mulheres, ambos precisam se vestir decentemente. A pastora Silvana Duarte também concorda que, muitas vezes, os costumes e doutrinas não são direcionados aos homens, mas apenas para as mulheres. Ela exemplifica: “O homem pode usar um sapato de verniz, terno apertado slim, exibindo um corpo musculoso, gravatas importadas com prendedores de ouro. A mulher, porém, deve ser modesta”, diz reprovando o direcionamento somente às mulheres.

A professora de Escola Dominical, Tatiane Quintanilha, explica que o cristão é templo do Espírito Santo e que é preciso aprender a perguntar a Ele se a roupa que se está vestindoo agrada. “Como está escrito, ‘tudo me é lícito, mas nem tudo me convém; tudo me é lícito, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas’ (1 Co 6.12). Não é pecado usar calça. Pecado é  usar o seu corpo para atrair a cobiça, o desejo desenfreado, a apreciação que leva à prostituição, à fornicação ou a qualquer outra coisa que atraia os outros para a imoralidade sexual. Porque tudo que fazemos contra o nosso corpo é pecado. Isso inclui a utilização de qualquer tipo de roupa, seja uma calça apertada ou uma saia justa ou curta, que leve o corpo da pessoa para essas imoralidades”, finaliza.