O ser humano tem sido consumido cada vez mais pela ansiedade de viver o prazer imediato

Por Monique Suriano
moniquesuriano@yahoo.com.br

Em uma sociedade imediatista cada vez mais frequente nos dias atuais, o ser humano tem sido consumido cada vez mais pela ansiedade de viver o prazer imediato, tendo em vista que a expectativa está voltada para tudo que se possa obter pronto, com satisfação instantânea e sem demandas mais prolongadas. Essa ansiedade, que também pode ser definida por angústia, incerteza aflitiva, surge em meio aos problemas que fogem do controle humano, quando não se sabe o que fazer em determinada circunstância, ou até mesmo quando se espera por algo que não chega. A ansiedade não vem de Deus, ela causa angústia, leva ao desespero, deixa as pessoas inertes a qualquer ação do adversário, lhes cegando os olhos e tirando o foco de Cristo. Para esclarecer o assunto, o JRE convidou o pastor Eleazar Torres presidente da Igreja Assembleia de Deus em Cosmos (CADEC).

JRE: Hoje existe uma enxurrada de conteúdo sendo postado a todo momento nas redes sociais, a pergunta é: qual deve ser a postura do cristão frente a esse dilema? Conectar-se com o mundo ou com Deus?
Pr. Eleazar Torres: Com Deus sem dúvida. A Bíblia diz: Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes em tudo seja os vossos pedidos em orações e súplicas em ações de graças. Uma vez que o homem que tem Deus, se preocupa com o amanhã, ele está deixando a sua fé de lado. Porém, existe tratamento através da busca, da oração, da leitura da Palavra de Deus. Pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Uma vez que estou preocupado com o amanhã, esqueço-me de uma coisa: o hoje vivemos, o amanhã, mesmo que ainda que não tenha acontecido Ele já está nos aguardando lá. Então a falta de fé e confiança em Deus é que leva a ansiedade e até à enfermidades  mais graves.

JRE: Então conectar-se com Deus é a cura para a ansiedade?
Pr. Eleazar Torres: Isso para quem conhece Deus, para os que servem a Deus, para quem tem convivência com Deus, os cristãos. Já os que não servem a Deus, Eles buscam somente psicólogos, psicanalistas, neurologistas e dependendo do nível em que ele se encontre até mesmo um psiquiatra. Agora voltando a falar dos servos de Deus, a própria Palavra diz em Mateus 6.31,32 “ Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?  Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas”. Então Ele nos conhece e sabe o que é melhor para o seu povo. Acredito que a maior parte dessas pessoas que vivem em plena ansiedade, é não querer viver ou não ter fé suficiente para aceitar o querer de Deus. Pois independente do problema que a pessoa tenha que enfrentar amanhã, ela por intermédio da fé, não somente alcança, mas também recebe a vitória.

JRE: Da prisão, Paulo escreve aos irmãos filipenses um apelo emocionante e encorajador para serem firmes e constantes. O que dizer da igreja atual; será que ainda sofremos com as mesmas desuniões e inconstâncias vividas pelos irmãos de Filipos?
Pr. Eleazar Torres: Claro! Deus não mudou, ele continua sendo o mesmo. Entretanto os séculos passaram, as culturas formaram os corações ainda mais se declinaram, enfim, nós é que mudamos. Essas mesmas lutas enfrentadas pelos filipenses, se estendem até os dias de hoje. A própria ansiedade gera desunião, inveja, inconstância, esfriamento e por fim o afastamento total da presença de Deus. E essa ansiedade acaba atingindo terceiros, e como misturar um tomate podre aos bons, fatalmente com o convívio os outros vão apodrecer. E isso infelizmente é o que mais temos no meio da igreja.

O senhor acredita que parte da ansiedade do cristão ocorre no momento em que o crente não entende o valor que tem diante de Deus?
Pode ser. Mas prefiro entender como uma fraqueza do ser humano. Afinal, somos fracos, falhos e limitados. Às vezes exigimos tanto de nós mesmos que fogem do nosso alcance, isso porque cada um tem sua limitação. Agora para atravessar essa limitação, somente através de Deus. Então podemos afirmar que a maioria das ansiedades é causada quando tentamos cruzar o limite do nosso ser e como não conseguimos, fatalmente nos frustramos. Essa ansiedade também é causada por não saber aguardar o tempo de Deus, ou até mesmo tentar dar a tal ajudinha a Deus. Defendo que a única ajuda que o Senhor espera de nos seus servos é obediência, fé e confiança, e tudo se resume nisso. Afinal a Bíblia diz: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

O senhor deixa uma palavra de ânimo sobre ansiedade para os leitores do JRE?
Deixo para os leitores do Regional que a oração não somente é o remédio, mas o antídoto contra a ansiedade. A ansiedade do coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra. Uma vez li a seguinte frase de um autor desconhecido que serviu para minha vida: O começo da ansiedade é o fim da fé. E o princípio da verdadeira fé, é o fim da ansiedade.