Centenas de jovens lotaram a Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí para ouvirem
as ministrações dos pastores Geraldo Guimarães, Waguinho e Marcos Salles

Por Wilder Almeida

“Não foi sorte, foi Deus!”. Este foi o tema do Congresso da União da Mocidade e Adolescentes da Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí (UMACADI), cuja inspiração encontra-se no Livro de Salmos 121. A celebração aconteceu no decorrer dos dias 9, 10 e 11 de setembro e contou com a presença dos cantores pastor Geraldo Guimarães, pastor Waguinho e pastor Marcos Salles. O pastor presidente Roberto Ribeiro de Souza enfatizou o tema contando sobre sua experiência com Deus naqueles dias, e disse: “Não comentei com ninguém da minha família a não ser minha esposa, mas nos últimos dias minha pressão esteve muito alta e hoje Deus me abençoou e tudo se normalizou. Foi Sorte? Não, foi Deus! Essa festa é nossa, mas a glória é de Jesus!”.

O coordenador da UMACADI, pastor Rubem Ribeiro, visivelmente emocionado, declarou: “Gostaria de agradecer a todos por ter sentido verdadeiramente o poder de Deus neste lugar e por esta festa linda que aconteceu nesses dias de congresso. Quero dizer que a unção que foi derramada neste lugar será a unção que protegerá a sua casa e a sua família. Agradeço a Deus, à minha esposa, ao meu pastor e a vocês”, comemorou.

A pregação da Palavra de Deus no culto de encerramento ficou a cargo do pastor Marcos Salles, da Igreja Projeto Vida Nova em Campo Grande, que pregou no livro de Marcos 14.51 e 52, que diz: “E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. “E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu”. “A passagem nos mostra o momento em que Jesus acaba de ser traído. Portanto, o texto se refere a todos que estiveram com Ele e que agora o abandonara, após ter sido humilhado e torturado. Naquela madrugada um jovem procura Jesus. E a Palavra diz que esse jovem estava enrolado em um lençol. A Bíblia está nos dizendo que ele estava fazendo a coisa certa da maneira errada”. E alertou: “Não dá pra seguir Jesus de qualquer maneira!”

O pastor Marcos também explicou sobre a representação da nudez: “O texto diz que ele foge nú e a nudez na Bíblia aponta para vergonha, pecado. Alguns historiadores afirmam que esse jovem é o próprio Marcos, mas sabemos que ele foi muito importante na fundação de uma das primeiras colunas da igreja primitiva”. E disparou: ”Jovem, a sua vergonha não pode anular aquilo que Deus tem para sua vida. Tem muita gente talentosa escondida, tem muita gente que Deus chamou, mas porquê caíram ficam se escondendo”, disse. “Vejo algumas estratégias para atrair os jovens com coisas superficiais, porém só o Espírito Santo faz a verdadeira mudança, de dentro pra fora. Às vezes os Jovens querem seguir a Jesus, entretanto não querem abandonar as práticas do pecado, não querem cortar algumas amizades. Em contrapartida Jesus não quer ninguém perfeito, quer pessoas que se quebrantem. Aqui na terra teremos nossas imperfeições e nossas lutas contra a carne. Por isso não podemos seguir a Jesus de qualquer maneira, de qualquer jeito”, orientou o pastor Marcos Salles.

O pastor Marcos ilustrou alguns hábitos, segundo ele nocivos, que podem afastar o jovem da presença de Deus. “O Deus de ontem e hoje será o mesmo para sempre, mas hoje tem gente tentando adaptar as coisas pensando no jovem. Já inventaram baile gospel. Nossos jovens não precisam de entretenimento e sim do fogo do Espírito Santo. Não podemos semear entretenimento e colher santidade. Já vi gente cantando música do mundo no púlpito e isso não é normal. O Brasil não precisa de mais famoso gospel, mas sim de mais homens e mulheres cheios do Espírito Santo que vão profetizar”. E defende: ”Existem palavras que podem até te ferir, contudo Deus prefere te ferir que te perder. Deus não está interessado no que você quer ouvir e sim no que você precisa ouvir. Só um amigo fala a verdade pra você”, concluiu.