Coordenadores do Ministério Casados para Sempre dão orientações para mulheres que são casadas com ímpios

Por Daniella Fernandes

Muitas mulheres enfrentam a difícil tarefa de não terem maridos cristãos e serem as únicas servas de Deus em casa. Elas oram incessantemente para que a Palavra de Josué 24:15, “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, se cumpra na vida delas. Enquanto o Espírito Santo trabalha na vida do esposo, dessas mulheres de fé, é preciso seguir algumas orientações bíblicas para que elas tenham uma vida de harmonia em família com o marido não crente. O JRE conversou com o casal de pastores e coordenadores do Ministério Casados para Sempre da Igreja Batista Nova Filadélfia, Audomario e Isabel Leão, sobre como uma mulher de Deus deve proceder, em certas circunstâncias difíceis, com o esposo não crente. O casal de pastores trabalha com ministério familiar há 12 anos e são “casados e felizes para sempre” – bordão usado nas reuniões de casais – há 33 anos. Audomario e Isabel Leão, que participam de vários encontros de casais e ministram especificamente para as famílias, deram conselhos valiosos para as mulheres serem sábias e ganharem os maridos para Cristo. Confira.

JRE: A Bíblia fala que a mulher sábia edifica sua casa. Como uma mulher cristã, que tem um marido não crente, pode edificar sua família quando só ela é crente em casa?
Pastores Audomario e Isabel Leão: Irmãs, não é uma tarefa muito fácil, pois a palavra de Deus diz que o homem natural não discerne as coisas espirituais (1Co 2:14). A mulher cristã deve sempre orar ao Senhor e se portar com sabedoria. Não é por muito falar, e sim por bom testemunho, que seu marido será ganho para Cristo (1Pd 3:1-5). Conhecemos famílias que hoje estão servindo ao Senhor, porque mulheres praticaram este princípio de obediência à Palavra de Deus, que estavam de joelhos orando quando os maridos chegavam do pagode, bêbados nas madrugadas, ainda mulherengos e incrédulos. Mulheres que defendiam os maridos diante dos filhos, dizendo: “ele é seu pai e vocês devem honra e respeito a ele, mesmo ele não merecendo”. Quando chegou a situação adversa, com uma enfermidade para a morte do marido, a fidelidade e o Poder de Deus, no nome Jesus, se manifestaram em favor da mulher de Deus e curou o marido, que hoje é um homem de Deus. Vale a pena concordar com a Palavra de Deus, que diz que a mulher de Deus santifica o marido incrédulo (1Co 7:14).

JRE: Quando o marido não é crente e não deixa a esposa ir à igreja, como ela deve proceder?
Pastores Audomario e Isabel Leão: É outra situação muito difícil para a mulher de Deus, que tem o marido não crente. Ela deve buscar em oração a orientação do Espírito de Santo (Tg 1:5), jejuando, pedindo a Deus para inclinar o coração do seu esposo (Pv 21:1) para sua necessidade de ir à igreja. Dar sempre a ele o máximo de atenção, para que ele sinta a importância dele na vida dela. Assim, aos poucos, ele vai ser tocado pelo Espírito Santo. Conhecemos um homem que morava na rua da igreja que não admitia que sua esposa e filhas fossem à igreja; porém, no processo de Deus, a mulher crente saiu vencedora mais uma vez. Na adversidade, o marido foi curado e se converteu ao Senhor, e hoje é um pastor abençoado.

JRE: E quando o marido não se incomoda que a esposa vá a igreja, Como ela pode dividir o tempo entre as atividades da igreja e a família, sem deixar as obrigações de esposa e sem aborrecer o esposo?
Pastores Audomario e Isabel Leão: Aparentemente, parece um caso mais fácil, mas não tão fácil assim. O marido, no início, geralmente diz que não se importa de a mulher ir à igreja, mas se a mulher não vigiar e deixar as tarefas da casa por fazer, não der atenção para ele e aos filhos, na primeira oportunidade, ele vai falar que ela passa mais tempo na igreja do que em casa, e é por isso que a casa está uma bagunça. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa (Pv 14:1), diz que a mulher virtuosa mantém a casa em ordem (Pv 31:22), e diz também que a mulher que teme ao Senhor será louvada por seu marido à porta da sua casa (Pv 31:23).

A Palavra de Deus diz que a mulher santa santifica o marido. Como funciona esse processo?
Essa palavra é muito interessante, e tem a ver com o princípio de uma só carne, que Deus estabeleceu para o casamento (Gn 2:28). A presença do Espírito Santo de Deus na vida da mulher, que tem uma aliança com Deus, em Cristo Jesus, santifica seu marido, principalmente através da oração e até mesmo através da intimidade do casal. Para Deus, o casal são dois em um (Ml 2:15). A fé da mulher de Deus santifica e abençoa seu marido.

O que uma mulher sábia pode fazer para ganhar o marido para Jesus?
As boas obras glorificam o nome do Senhor (Mt 5:16). O bom testemunho como crente em Jesus atrairá a atenção do marido para Deus. Deus sempre honra aqueles que n’Ele confiam. Conhecemos muitas mulheres que ganharam seus maridos para Jesus somente através do bom testemunho.

Sabemos que há casos em que a mulher se converte depois de casada. Mas também existem alguns jovens que se relacionam com pessoas que não são cristãs. Qual a visão da Bíblia sobre o julgo desigual? Qual conselho os pastores dariam para quem namora ou está noivo de alguém que não professa a mesma fé?
Essa é outra questão muito difícil. Quando casamos, a Bíblia diz que nos tornamos uma só carne. Uma só carne é a união do espírito, da alma e do corpo. Em um jugo desigual, as pessoas não professam a mesma fé, ou seja, não estão ligadas no espiritual. Após o casamento, o preço pago é muito grande, pois como pode uma pessoa comer na mesa de Deus e na mesa dos demônios? (1Co 10:21). Se temos a opção de esperar em Deus, de saber que as bênçãos de Deus enriquecem e não acrescentam dores (Pv 10:22), e que o Senhor veio para nos dar vida e vida com abundância (Jo10:10b), por que se precipitar? Por que não esperar? Deus é Fiel e não nega bem algum àqueles que andam em retidão (Sl 84:11).

Foto: Daniella Fernandes