Meu marido é ímpio, o que eu faço?

setembro 22, 2015 0 Comentário »

Coordenadores do Ministério Casados para Sempre dão orientações para mulheres que são casadas com ímpios

Por Daniella Fernandes

Muitas mulheres enfrentam a difícil tarefa de não terem maridos cristãos e serem as únicas servas de Deus em casa. Elas oram incessantemente para que a Palavra de Josué 24:15, “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, se cumpra na vida delas. Enquanto o Espírito Santo trabalha na vida do esposo, dessas mulheres de fé, é preciso seguir algumas orientações bíblicas para que elas tenham uma vida de harmonia em família com o marido não crente. O Jornal Regional Evangélico conversou com o casal de pastores e coordenadores do Ministério Casados para Sempre da Igreja Batista Nova Filadélfia, Audomario e Isabel Leão, sobre como uma mulher de Deus deve proceder, em certas circunstâncias difíceis, com o esposo não crente. O casal de pastores trabalha com ministério familiar há 12 anos e são “casados e felizes para sempre” – bordão usado nas reuniões de casais – há 33 anos. Audomario e Isabel Leão, que participam de vários encontros de casais e ministram especificamente para as famílias, deram conselhos valiosos para as mulheres serem sábias e ganharem os maridos para Cristo. Confira.

JORNAL REGIONAL EVANGÉLICO – A Bíblia fala que a mulher sábia edifica sua casa. Como uma mulher cristã, que tem um marido não crente, pode edificar sua família quando só ela é crente em casa?

PASTORES AUDOMARIO E ISABEL LEÃO – Irmãs, não é uma tarefa muito fácil, pois a palavra de Deus diz que o homem natural não discerne as coisas espirituais (1Co 2:14). A mulher cristã deve sempre orar ao Senhor e se portar com sabedoria. Não é por muito falar, e sim por bom testemunho, que seu marido será ganho para Cristo (1Pd 3:1-5). Conhecemos famílias que hoje estão servindo ao Senhor, porque mulheres praticaram este princípio de obediência à Palavra de Deus, que estavam de joelhos orando quando os maridos chegavam do pagode, bêbados nas madrugadas, ainda mulherengos e incrédulos. Mulheres que defendiam os maridos diante dos filhos, dizendo: “ele é seu pai e vocês devem honra e respeito a ele, mesmo ele não merecendo”. Quando chegou a situação adversa, com uma enfermidade para a morte do marido, a fidelidade e o Poder de Deus, no nome Jesus, se manifestaram em favor da mulher de Deus e curou o marido, que hoje é um homem de Deus. Vale a pena concordar com a Palavra de Deus, que diz que a mulher de Deus santifica o marido incrédulo (1Co 7:14).

JRE – Quando o marido não é crente e não deixa a esposa ir à igreja, como ela deve proceder?

PASTORES AUDOMARIO E ISABEL LEÃO – É outra situação muito difícil para a mulher de Deus, que tem o marido não crente. Ela deve buscar em oração a orientação do Espírito de Santo (Tg 1:5), jejuando, pedindo a Deus para inclinar o coração do seu esposo (Pv 21:1) para sua necessidade de ir à igreja. Dar sempre a ele o máximo de atenção, para que ele sinta a importância dele na vida dela. Assim, aos poucos, ele vai ser tocado pelo Espírito Santo. Conhecemos um homem que morava na rua da igreja que não admitia que sua esposa e filhas fossem à igreja; porém, no processo de Deus, a mulher crente saiu vencedora mais uma vez. Na adversidade, o marido foi curado e se converteu ao Senhor, e hoje é um pastor abençoado.

JRE – E quando o marido não é crente e a esposa é, e ele não se incomoda de a esposa ir à igreja. Como ela pode dividir o tempo entre as atividades da igreja e a família, sem deixar as obrigações de esposa e sem aborrecer o esposo?

PASTORES AUDOMARIO E ISABEL LEÃO – Aparentemente, parece um caso mais fácil, mas não tão fácil assim. O marido, no início, geralmente diz que não se importa de a mulher ir à igreja, mas se a mulher não vigiar e deixar as tarefas da casa por fazer, não der atenção para ele e aos filhos, na primeira oportunidade, ele vai falar que ela passa mais tempo na igreja do que em casa, e é por isso que a casa está uma bagunça. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa (Pv 14:1), diz que a mulher virtuosa mantém a casa em ordem (Pv 31:22), e diz também que a mulher que teme ao Senhor será louvada por seu marido à porta da sua casa (Pv 31:23).

JRE – A palavra de Deus diz que a mulher santa santifica o marido. Como é e como funciona esse processo?

PASTORES AUDOMARIO E ISABEL LEÃO – Essa palavra é muito interessante, e tem a ver com o princípio de uma só carne, que Deus estabeleceu para o casamento (Gn 2:28). A presença do Espírito Santo de Deus na vida da mulher, que tem uma aliança com Deus, em Cristo Jesus, santifica seu marido, principalmente através da oração e até mesmo através da intimidade do casal. Para Deus, o casal são dois em um (Ml 2:15). A fé da mulher de Deus santifica e abençoa seu marido.

JRE – O que uma mulher sábia pode fazer para ganhar o marido para Jesus?

PASTORES AUDOMARIO E ISABEL LEÃO – As boas obras glorificam o nome do Senhor (Mt 5:16). O bom testemunho como crente em Jesus atrairá a atenção do marido para Deus. Deus sempre honra aqueles que n’Ele confiam. Conhecemos muitas mulheres que ganharam seus maridos para Jesus somente através do bom testemunho.

JRE – Sabemos que há casos em que algumas mulheres se convertem depois de casadas. Mas também existem alguns jovens que se relacionam com pessoas que não são cristãs. Qual a visão da Bíblia sobre o julgo desigual? Qual conselho os pastores dariam para quem namora ou está noivo com alguém que não tem a mesma fé?

PASTORES AUDOMARIO E ISABEL LEÃO – Essa é outra questão muito difícil. Quando casamos, a Bíblia diz que nos tornamos uma só carne. Uma só carne é a união do espírito, da alma e do corpo. Em um jugo desigual, as pessoas não professam a mesma fé, ou seja, não estão ligadas no espiritual. Após o casamento, o preço pago é muito grande, pois como pode uma pessoa comer na mesa de Deus e na mesa dos demônios? (1Co 10:21). Se temos a opção de esperar em Deus, de saber que as bênçãos de Deus enriquecem e não acrescentam dores (Pv 10:22), e que o Senhor veio para nos dar vida e vida com abundância (Jo10:10b), por que se precipitar? Por que não esperar? Deus é Fiel e não nega bem algum àqueles que andam em retidão (Sl 84:11).

Foto: Daniella Fernandes

 

Compartilhar!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *