Há rituais que devem ser respeitados na hora da oração? O que a Bíblia fala sobre oração? 

Por Daniella Fernandes

A Palavra de Deus em Tiago 5.16b garante que a oração de um justo é poderosa e eficaz. Há muitos exemplos na Bíblia sobre a eficácia da oração; o próprio Jesus, mesmo sendo Deus encarnado, não deixou, em nenhum momento, de conversar com o Pai, e em todo o tempo instruiu os discípulos a terem uma vida de oração. A pastora e presidente da Convenção do Ministério Apostólico e Profético Shalom La-Rhema (COMAP), Valdilene Gabriela, lembra que as primeiras orações que apareceram na Bíblia foram em Gênesis. Ela explica que o primeiro livro da Bíblia relata que o Senhor conversava com Adão, todos os dias, no Jardim do Éden, e que, naquele momento, naquela conversa entre eles, pode-se dizer que estava acontecendo uma oração. A pastora ressalta que a oração dever ser uma prática constante e incessante e que nada mais é do que uma conversa com Deus. “A oração é uma prática que deveria ser feita 24 horas. Independentemente da situação, deveríamos estar constantemente ligados no Senhor, que também vai independer de um culto ou situação específica”, diz.

A diaconisa e auxiliar do Ministério de Intercessão do Projeto Vida Nova de Irajá, Raquel Vieira, diz que a oração pode ser feita de várias maneiras e ter inúmeras motivações, porém ela só é aceita se for feita por um coração reto e quando está alinhada com a própria Palavra de Deus. A pastora Valdilene afirma que não existe uma posição correta para orar, mas sim uma forma, e essa forma é observando as motivações que levam a pessoa a fazer uma oração. “Falando de motivação, vamos pensar no Salmo 139. O termo correto para motivação seria motor, aquilo que me move, me impulsiona, o que me dá gás. Por que eu faço o que eu faço? Por que eu oro, por exemplo, para ter uma casa com cobertura? Por que estou orando pedindo isso? Eu quero uma mansão porque meu irmão tem, meu amigo tem, ou eu quero mostrar a alguém que sou capaz? A pergunta certa é: por que eu estou pedindo, clamando ao Senhor por tal coisa?”, explica. A pastora ainda destaca que é preciso “orar a Palavra”, ou seja, mencionar as escrituras enquanto se faz uma oração.

Ainda de acordo com a pastora Valdilene, às vezes as pessoas criam barreiras e rituais que acabam impedindo que elas falem com Deus mais vezes durante o dia. “Vamos pensar em um trabalhador normal que trabalhe das 9h às 18h. Como ele vai orar duas ou três vezes por dia? Não tem como. Na verdade, não precisa estar de joelhos ou de pé, nada disso. Basta elevar o pensamento ao Senhor e começar a orar, mesmo digitando um texto, ou diante de um professor na faculdade, mesmo em uma reunião no trabalho, é só nesse momento a pessoa se ligar com o Senhor. É claro que você não poderá fazer coisas que no culto você faria, como, por exemplo, orar em voz alta e em outras línguas. Aí já é falta total de discernimento, não é ambiente propício para tal”, diz a pastora. Há muitos cristãos que fazem suas orações no decorrer do dia, o tempo todo, como aconselha a Palavra de Deus em Efésios 6.18. Mas a diaconisa Raquel frisa também a importância de estar em secreto com o Senhor. “Pode-se orar de pé, ajoelhado, com a boca no pó, sentado, lavando louça e trabalhando em inúmeras atividades. Porém não devemos ignorar que devemos reservar um tempo diário de oração, em nosso quarto, assim como Jesus nos ensinou em Mateus 6.6. Neste momento, devemos ter reverência, ou seja, nos achegarmos ao Pai como filhos, reconhecendo que Ele é o nosso grande Rei e Senhor. Esse hábito, da oração em secreto, tem sido deixado de lado, porém tem grande valor diante de Deus”, aconselha.

Algumas pessoas consideram falta de reverência orar em certas circunstâncias, como, por exemplo, sem camisa, no banheiro ou até sem estar de joelhos. A pastora Valdilene compartilha uma experiência pessoal e conta que no banheiro é o local onde Deus mais fala com ela. “Particularmente, quando estou tomando banho é o local onde tenho os maiores insights e as maiores revelações, e é lógico que eu não tomo banho de roupa. Posso dizer que no banho é onde Deus mais fala comigo, eu recebo pregações, eu adoro ao Senhor, eu fico em total sintonia. Não existe impedimento na questão de roupa, até porque Deus não nos vê com ou sem roupa. Na virada do dia, quando Deus ia visitar Adão e Eva, eles estavam nus. A diferença é que, como não havia pecado, eles não se envergonhavam. A roupa nada mais é do que a maquiagem do nosso corpo. Quando estamos nus fisicamente, estamos literalmente desnudos e é assim que temos de estar diante do Senhor: nu, não no físico, mas sem máscaras, completamente sem artifícios e artimanhas, porque isso é intimidade. Com roupa ou sem roupa, o Senhor está me vendo. Não existe impedimento algum para oração. Eu posso orar na padaria, na fila do banco, levando meu filho para escola e no restaurante quando estou comendo”, esclarece.

Raquel Vieira diz que a oração do “Pai Nosso” em Mt 6.9-13 ensina como os cristãos devem orar. “A forma certa de orar aponta para um coração humilde e quebrantado, que realmente se importa com a opinião do Deus vivo a respeito da sua vida. Atualmente, a maior barreira é a falta de compreensão da importância de uma vida de oração. Eu ouvi uma frase de Zack Neese que me chamou muita a atenção: ‘falta de oração é soberba’. Quando paramos de orar paramos também de depender de Deus, independência no Reino de Deus é morte, como diz meu pastor, Ezequiel Teixeira”, afirma.