“De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade”.  I Co 12.18

 

  1. Saiba qual é o foco de seu ministério: visão e missão. Visão (o que seu ministério deseja ser) – Missão (o que seu ministério deseja fazer). Como servo de Deus você precisa trabalhar dentro da proposta de seu ministério. Precisa estar focado e alinhado com a equipe e com seu líder. Precisa estar concentrado em sua área de trabalho ou serviço.
  2. Edifique pessoas e glorifique a Deus. Os filhos de Deus precisam avaliar sempre o que fazem e porque fazem. Charles Swindoll afirma: “Deus está pronto a abençoar certos líderes que de fato não se importam com quem recebe a glória”. Edificar pessoas e glorificar a Deus é o maior teste de um ministério.
  3. Esteja consciente de que vai falhar. Como servo de Deus você deve trabalhar sua mente que mesmo fazendo o máximo irá falhar. Uma coisa é falhar e outra é ser negligente. Assim, faça o seu melhor para Deus e aprenda com suas falhas. Pergunte: “O que posso aprender com isso?”; “Como posso ser mais eficiente da próxima vez?”; “O que devo mudar?”.
  4. Busque oportunidades para se atualizar. O servo de Cristo deve ler (livros), participar de treinamento (cursos, seminários, oficinas, conferências etc). Investir em seu crescimento. Praticar os hábitos da maturidade (oração, leitura bíblica, comunhão, dedicação etc.) Saiba que você está em crescimento como discípulo. Verifique qual tem sido seu crescimento ao longo dos anos.
  5. Seja um motivador. Cada cristão deve ser um encorajador. Deve influenciar positivamente. Principalmente aqueles que lideram no Senhor. Charles Swindoll alerta: “Você lidera alguém se o influencia”. E ainda como afirma J. Oswald Sanders: “Um princípio geral de liderança é que só podemos influenciar e liderar outros até o ponto a que nós mesmos chegamos”. Então, motive e influencie através de sua vida.
  6. Fuja da visão pretérita. Alinhe-se com a visão de seu pastor e de sua igreja. Não fique falando sozinho. Saiba como as coisas estão acontecendo e qual é a orientação que está sendo dada. Não olhe para trás e sim para frente. Modifique sua postura quando esta não contribui para o bem de todos e para o sucesso do corpo de Cristo. Este é um novo tempo e o melhor está por vir!
  1. Tenha vida antes de servir. O ministério precisa ser formado por pessoas sérias com Deus. A Bíblia nos coloca um padrão elevado. Você deve servir, mas deve verificar no que você está se transformando. Sua autoridade não está em sua agenda semanal, mas em sua vida diante de Deus e dos homens. Viva para a glória do Pai!