Texto base: Daniel 5.27 “TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta”.

É muito comum ouvirmos sobre cura e prosperidade nas pregações atuais. O povo vibra com frases do tipo: “Deus vai libertar!”, “Deus vai abrir a porta!”, “Deus vai operar um milagre na sua vida!”. As pessoas gostam de profecias que falam sobre porta aberta, aliança no dedo, elas ficam alegres, esperançosas. A verdade é que todos gostam de ouvir coisas boas! No entanto, quando as palavras apontam um chicote em nossa direção, não queremos ouvir.

Muitas vezes fazemos igual ao rei Acabe. “Esse profeta só profetiza o meu mal, não vou consultá-lo”, disse ele. Acabe tinha a vocação para ser mau, e tem muita gente com a vocação de Acabe por aí. Pessoas que querem acabar com tudo; acabar com as consagrações, acabar com os cultos de avivamento, acabar com o estudo bíblico. É bom ouvir coisas boas, mas às vezes precisamos ser confrontados com a Palavra de Deus. Esse pequeno versículo “TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta” pode não alegrar muito, mas com certeza fará você refletir nos seus atos.

Estamos falando do rei Belsazar. Ele teve uma experiência semelhante a do seu pai, o rei Nabucodonosor. Nabucodonosor sonhou com uma árvore muito grande, com galhos maravilhosos, folhas lindas, e frutos abundantes. Em seguida, sonhou que alguém derrubava a árvore, cortava os galhos, sacudia suas folhas, e espalhava os frutos. Conforme registrado no capítulo quatro de Daniel, o rei acordou apavorado e chamou os astrólogos e magos para interpretar o sonho, que o havia deixado muito preocupado. Ninguém conseguiu decifrá-lo, a não ser Daniel.

Então Daniel disse: “Sabe essa árvore? És tu, ó rei; você não tem paciência com os ignorantes, maltrata os pobres, não tem respeito com as coisas de Deus. E por isso, Deus já te sentenciou. Você vai descer desse trono, vai entrar no , e viver como um animal”. Quem tem a Palavra de Deus não se afasta da verdade, não foge da verdade. Dois anos depois, aquele homem que estava no palácio vivendo cheio de força e poder começou a relinchar como um jumento. A Bíblia diz que nasceram até pelos grossos no corpo dele. Deus não tem piedade dos que não tem respeito com as coisas divinas. Deus testa a nossa fidelidade, Ele nos coloca na sua balança para conferir nossa vida espiritual. Foi o que aconteceu com Nabucodonosor, mas ele foi encontrado em falta.

Há alguns anos eu estava passando pelo centro de Santa Cruz, e o pastor que estava comigo disse: “O senhor está vendo esse moço aí seminu, de barba grande, esquelético, fedorento? Ele já foi diácono da igreja”. Depois ele começou a me contar as atrocidades que o rapaz havia cometido. Ele maltratava a mãe, não temia a Deus. Estou dizendo isso, porque Deus pesa os nossos atos. E foi assim também com o rei Belsazar.

Precisamos tomar muito cuidado quando Deus nos abençoar; não podemos perder a humildade, a simplicidade, o desejo de servir, o respeito aos mais humildes. No capítulo cinco de Daniel está escrito que Belsazar fez um grande banquete, e mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles. Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem que escreviam na parede do palácio real. O rei ficou perturbado e mandou chamar os astrólogos, os cientistas, os adivinhadores, mas ninguém sabia decifrar o que se havia escrito na parede: “MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM”. Foi quando alguém se lembrou de Daniel. “Aqui na cidade tem um moço que poderá decifrar essas palavras. Quando teu pai teve um sonho ele decifrou exatamente o que aconteceu”, disseram.

Com muita coragem e respeito, Daniel disse: “Está escrito assim: você foi pesado na balança de Deus e foi achado em falta. Você errou pegando os vasos santos da casa de Deus Belsazar”. Deus é um Deus abençoador, mas também é um Deus de Justiça. Aquele tolo levou para a orgia os vasos santos que eram consagrados a Deus.

Na passagem em que lemos, o rei profanou as coisas de Deus. Tenha cuidado quando Deus te der uma responsabilidade, para que você não venha profanar aquilo que é santo. Você está sendo pesado por Deus quando não honra com as responsabilidades da igreja, quando maltrata sua família, quando age com mentira. Depois não tem como se queixar do pastor, da igreja. Afinal, do que se queixa o homem, se não dos seus próprios pecados.

O pecado atrai, o pecado engana. No momento você sente alegria e prazer em praticar, mas depois o resultado não é bom.  O pecado mostra uma face linda para te seduzir, depois ele mostra a outra face: uma caveira. E você terá que conviver com essa face para o resto da sua vida. Conviver com o desgosto, a vergonha, a desconfiança das pessoas. Sempre prense muito nas consequências, antes de cometer qualquer ato. Não faça nada que amanhã você venha a se arrepender. Somos pesados por Deus todos os dias, bem aventurados aqueles que se afastam da aparência do mal.